« HE:labs
HE:labs

Lançamento do site DesenvolvimentoAgil.com.br

Postado por Vinicius Teles em 21/01/2013

Autor convidado: Vinícius Teles

Quando comecei a me envolver com Extreme Programming, há pouco mais de dez anos, havia um site no Brasil chamado Xispe no endereço http://www.xispe.com.br, que infelizmente já não existe mais. Tratava-se de um Wiki criado por meu amigo Klaus Wuestefeld, que foi um dos primeiros brasileiros a trabalhar com Extreme Programming.

Embora eu consultasse inúmeros sites estrangeiros para aprender mais sobre XP, o site Xispe era sensacional porque inúmeros brasileiros colaboravam ativamente, escrevendo sobre as características do XP e como o estavam utilizando em seus projetos. Aprendi demais com esse site e ele certamente seria um sucesso até hoje se não tivesse saído do ar, por razões que desconheço.

Depois de publicar o livro Extreme Programming, em 2004, decidi escrever inúmeros artigos para o site da Improve It para que pessoas interessadas em aprender sobre XP e Desenvolvimento Ágil em geral pudessem encontrar na internet informação fácil de digerir e bem organizada, em português.

Produzi muitos artigos e muita gente aprendeu alguma coisa com eles. Mas, me sentia mal porque não era algo colaborativo, como o Xispe. Talvez até fosse melhor estruturado e mais fácil de navegar pelas informações, mas o conteúdo não tinha a riqueza de contribuições que encontrávamos no Xispe.

A situação ficou ainda pior há seis anos, quando decidi parar de fazer consultoria em Desenvolvimento Ágil e passei a me dedicar à criação de produtos. Daí por diante não escrevi mais nenhum artigo.

Atualmente, quando as pessoas procuram sobre Desenvolvimento Ágil, Scrum ou Extreme Programming no Google, os artigos do site da Improve It frequentemente aparecem entre os primeiros resultados. Mas, isso não é bom. Porque esses artigos não estão evoluindo e nenhum novo artigo está sendo produzido.

Essa situação me entristece há tempos, mas finalmente está sendo corrigida. Conversei sobre isso com meu amigo Rafael Lima, da HE:labs e concluímos que o ideal seria termos um site que pudesse preservar esses artigos, mas dar a outras pessoas a liberdade de editá-los, além de acrescentar outros novos.

Como se trata de um conteúdo sobre desenvolvimento de software, provalmente escrito em grande parte por desenvolvedores de software, nada melhor que usar uma plataforma como o Github, que facilita a colaboração em projetos de software livre.

O Rafael, o Sylvestre e todos da HE:labs compraram essa ideia. E foi assim que a galera estruturou o novo site DesenvolvimentoÁgil.com.br.

Ele tem o seu pontapé inicial com o conteúdo que veio do site da Improve It, com os meus artigos. Mas, isso é só o começo. Daqui por diante, todo mundo pode colaborar para transformar esse site em um excelente repositório de informações sobre Desenvolvimento Ágil, em português e, de preferência, com muitos relatos de projetos.

Para participar e contribuir, veja as instruções logo na primeira página do DesenvolvimentoÁgil.com.br. Logo iremos remover os artigos do site da Improve It e redirecionar todos os acessos automaticamente para as respectivas páginas no DesenvolvimentoÁgil.com.br.

Muito obrigado à toda a equipe da HE:labs por abraçar essa ideia e se empenhar tanto para concretizá-la.

E agora, tá esperando o quê? Vai lá e envia o seu pull request!

Compartilhe

Sabia que nosso blog agora está no Medium? Confira Aqui!