« HE:labs
HE:labs

Retrospectiva - 1° Café com DEV

Postado por Pedro Marins em 05/02/2013

Aconteceu na sexta-feira dia 01/02 o primeiro Café com DEV da HE:labs! O objetivo do encontro é reunir interessados e debater sobre um tema específico. Nesta primeira edição o tema do encontro foi produtividade e os aplicativos que nos ajudam a aumentá-la. Batemos um papo sobre o que usamos e como usamos essas ferramentas para aumentar nossa produtividade.

image

Eu por exemplo, falei sobre como uso o Evernote, o Pocket e o Wunderlist para organizar minha vida.

No Evernote mostrei 3 casos de uso:

  • paperless é um bloco de notas onde estou guardando todos os meus boletos e comprovantes de pagamento de todas as minhas contas para não ter papeis armazenados em casa;
  • documentos é o bloco de notas que uso para guardar todos os meus documentos escaneados. Desde cartões de banco até passaporte e documentos diversos. Com isso passei a ter tudo sempre a mão quando preciso;
  • inpiração é a tag que uso para marcar todas as coisas relevantes para quanto preciso buscar inspiração. Pode ser uma imagem, uma url, um artigo ou um site. Sempre que preciso buscar algo inspirador sei que vou encontrar algo nessa tag.

No Pocket, falei sobre como é o meu fluxo para salvar artigos, videos ou sites para ver depois. Tem horas que estamos focados no meio do trabalho e aparecem coisas que você não tem tempo de ler/assistir. Uso o pocket com o widget para o chrome para salvar tudo. Com o aplicativo para Android consigo gastar o tempo que estou na rua absorvendo esse conteúdo, por exemplo.

Já o Wunderlist é o meu salvador quanto à coisas a fazer. Tenho uma memória péssima para lembrar das coisas que tenho para fazer, e a forma do Wunderlist de organizar as to-dos em grupos me ajuda muito. Uso também o widget para o Android, que fica mostrando na minha tela inicial do celular as coisas que tenho que fazer no dia corrente.

A interação com a galera rolou solta, e logo começaram a surgir perguntas sobre nosso fluxo de produtividade dentro da HE:labs. O que fazemos para entregar os sprints no prazo, como fazemos para convencer os clientes que o desenvolvimento ágil é a única solução para o projeto deles e que ferramentas usamos para fazer o deploy dos aplicativos que desenvolvemos.

O Rodrigo Pinto e o Mauro George assumiram nessa hora e mostraram como é a relação deles com o desenvolvimento do projeto e com o cliente. Eles avassalaram e contaram tudo sobre o nosso processo de desenvolvimento!

O primeiro encontro foi sensacional, e na retrospectiva o único ponto de destaque que precisa ser melhorado é o espaço. Todos elogiaram o conteúdo, a participação da galera, a cerveja liberada no escritório nas sextas-feiras!

Para ficar por dentro de quando será o próximo Café com DEV se inscreva na nossa mailing.

image

Compartilhe

Sabia que nosso blog agora está no Medium? Confira Aqui!