« HE:labs
HE:labs

Retrospectiva - 2° Café com DEV

Postado por Pedro Marins em 25/02/2013

Na última sexta-feira, dia 22 de fevereiro, aconteceu a segunda edição do Café com DEV. O evento reuniu interessados em debater o tema "design, usabilidade e acabamento de software".

image

Novamente estávamos com a casa cheia e o papo foi extremamente rico e dinâmico, regado a café, Red Bull e Heineken. Tivemos inclusive convidados de São Paulo presentes no evento.

Os tópicos discutidos foram baseados no artigo "It's not about unit tests" de Jonathan Rasmusson. O artigo diz que programadores iOS não desenvolvem de forma orientada por testes, mas nem por isso o código escrito por eles é pior ou o aplicativo não funciona. Pelo contrário, muitos aplicativos para iOS são adorados por seus usuários.

A realidade é que o desenvolvimento para iOS tem que seguir uma guideline extremamente rígida. A atualização de um aplicativo em caso de bug também é muito lenta, as vezes ineficiente. Com isso os programadores tendem a se importar mais com que estão entregando, já que qualquer alteração depois de um deploy, pode demorar semanas e custar muito caro para o aplicativo, em termos de reviews negativas.

Num projeto web tradicional, o deploy é muito simples e rápido de se realizar. Com isso, os programadores tendem e ficar um pouco menos preocupados com a qualidade e o refino do produto final, dado que um erro pode rapidamente ser ajustado.

Por fim, a conclusão é que programadores web tem muito a aprender com a comunidade iOS, principalmente no quesito do cuidado e carinho com o trabalho de um verdadeiro artesão de software.

Quem levou esse Café com Dev foi Sylvestre Mergulhão, que além de outros tópicos levantou questões como:

  • O que define qualidade?
  • O que é se importar?
  • Conceito de pronto
  • Subestimação de esforço
  • Pensar um software no visual é bom (desenho de telas)
  • Menos é mais
  • Se importe também com o que não tem interface
  • Que tipo de artista você prefere ser?

Abaixo temos um link para vídeo do bate-papo para quem não pode estar presente. O video começa aos 3:48s.

Video do Café com DEV

Compartilhe

Sabia que nosso blog agora está no Medium? Confira Aqui!