« HE:labs
HE:labs

5 razões para desenvolver seu projeto com uso metodologias ágeis.

Postado por Raphael Periard em 03/04/2013

1. Receita

A metodologia ágil realiza entregas de forma incremental, permitindo que partes do produto sejam lançados e já tragam algum retorno enquanto o desenvolvimento continua. Pesquisas sugerem que 80% dos produtos desenvolvidos com metodologias ágeis chegaram antes ao mercado.

2. Qualidade

Um princípio fundamental do desenvolvimento ágil é que o teste está integrado em todo o ciclo de vida do software, permitindo inspeção regular do produto enquanto ele se desenvolve. Isso permite o proprietário do software fazer ajustes e ter uma visão precoce de eventuais problemas de qualidade.

3. Visibilidade e Gestão de Risco

Um dos princípios de desenvolvimento ágil é incentivar o envolvimento do 'usuário' durante todo o desenvolvimento do produto em uma abordagem muito cooperativa e colaborativa.

Pequenas versões incrementais visíveis para o proprietário do produto durante seu desenvolvimento ajudam a identificar quaisquer problemas com antecedência e torná-lo mais fácil de responder à mudança. A visibilidade clara no desenvolvimento ágil ajuda a garantir que todas as decisões necessárias possam ser tomadas o mais cedo possível, enquanto ainda há tempo para fazer uma diferença significativa para o resultado.

4. Flexibilidade / Agilidade / Satisfação

Em projetos de desenvolvimento tradicionais é comum se escrever uma grande especificação detalhando todas as funcionalidades antes de iniciar o desenvolvimento e em seguida dizer ao dono do projeto quanto é caro realizar qualquer mudança futura.

Já em desenvolvimento ágil, a mudança é aceita. Na verdade, ela é esperada. Sabemos que requisitos surgem e evoluem enquanto o produto é desenvolvido.

5. Produto Certo

Com a interação entre time de desenvolvimento, dono do produto e usuários durante todo o processo, consegue-se alcançar o resultado mais próximo do perfeito.

É muito comum em projetos mais tradicionais, se entregar um projeto de "sucesso" em termos de TI mas o cliente achar que o produto não é o que era esperado. Em desenvolvimento ágil, a ênfase é absolutamente na construção do produto certo.

Compartilhe

Sabia que nosso blog agora está no Medium? Confira Aqui!