« HE:labs
HE:labs

Estimar é colocar o peso ideal de trabalho em cada iteração

Postado por Eduardo Fiorezi em 11/04/2013

http://www.flickr.com/photos/mermadon_1967/3682014732/sizes/l/in/photostream/

Imagine a seguinte situação: você pretende escalar uma montanha, bem difícil e perigosa, e deve levar apenas uma mochila. Neste caso, você levaria uma mochila pesada ou uma leve?

Agora imagine que essa montanha difícil é um produto de software que você quer criar e empreender. Sabemos o quanto é dificil criar um sistema e fazê-lo virar um sucesso. Quantas pessoas no mundo conseguem alcançar o objetivo de escalar uma grande montanha ou criar um reconhecido software?

Quero que você pense agora sobre o tamanho desta mochila. Acredito que o caminhar para a criação de um software exija pequenos passos e quanto menos peso seu time carregar, mais tranquilo e garantido será atingido o objetivo final. E quanto mais coisas desnecessárias você decidir levar na mochila, maior será sua chance de desistir no caminho.

Os times da HE:labs trabalham com iterações de 1 semana em todos projetos longos. Este é o período mínimo de tempo para que seja possível organizar a reunião com o cliente e permitir que o time estime as tarefas necessárias.

A cada iteração(1 semana), decidimos com o cliente o que cabe na mochila. Tudo é muito bem conversado, explicado e debatido. Nosso time dá a idéia exata das vantagens e desvantagens de algumas decisões sobre o sistema. Cabe ao cliente escolher o que vai na mochila.

Uma semana de iteração permite que o cliente analise cada passo durante essa caminhada rumo ao topo da montanha. Ou seja, a cada semana ele sabe se o progresso feito foi valioso e importante para seu sistema. A cada parada, estamos lá para encher novamente a mochila e prosseguir.

A reunião de planejamento na iteração é extremamente importante. É neste momento que o time sabe como está indo o projeto e ter a chance de mudar o rumo para melhorar o ambiente da equipe e a comunicação com o cliente. A sintonia e confiança entre time e cliente é muito importante. Aquele, deve ficar sempre atento aos fatores comportamentais da reunião.

Para complementar o assunto, não deixe de ler o artigo Estimativa - O Melhor que Podemos Fazer(tradução do Fábio Akita).

No seu dia a dia de trabalho, seu time consegue dividir o trabalho em um tempo curto de desenvolvimento e analisar se o andamento foi bom ou ruim?

Crédito da imagem mermadon 1967

Compartilhe

Sabia que nosso blog agora está no Medium? Confira Aqui!