« HE:labs
HE:labs

Como Foi Palestrar no Café Ágil Salvador

Postado por Rafael Miranda em 04/05/2013

No dia 23 de Novembro do ano passado tive a oportunidade de palestrar num evento organizado pela Thoughtworks, aqui em Salvador: o Café Ágil. O título da palestra foi “Semeando uma cultura Ágil” , e contei as experiências que tive numa transição ágil que realizamos no SERPRO durante os últimos anos.

O principal ponto abordado foram nossos fracassos. Isso mesmo. Os erros que cometemos durante o processo e como isto direcionou a nossa jornada. Quando fazemos uma transição bottom-up, ou seja, que parte dos times para os chefes e gestores, luta-se contra o movimento natural de uma grande empresa, e as dificuldades e tropeços são grandes.

Por outro lado, numa jornada difícil, todo sucesso tem um gostinho melhor, e também falamos sobre isso. Conseguir criar uma cultura de colaboração genuina, planejamento e acompanhamento constantes, requisitos adaptáveis, gestão participativa e aprendizado contínuo foram alguns dos grandes sucessos que tivemos. Projetos ágeis têm, constatadamente, mais sucesso e criam ambientes muito mais divertidos, desafiadores e propícios para se chegar a melhores resultados.

Segue abaixo os slides que usei:

Compartilhe

Sabia que nosso blog agora está no Medium? Confira Aqui!