« HE:labs
HE:labs

A Dificuldade do Marketing para um Indie

Postado por Roberto Morais em 13/05/2013

Eu acho que todos que já tentaram vender um aplicativo para iPhone ou iPad perceberam que é um pesadelo ser achado na AppStore. É bem difícil achar qualquer coisa diferente dos itens em destaque ou das grandes marcas por lá.

Fazendo nossa pesquisa sobre o marketing de um aplicativo iOS, nós descobrimos alguns pontos críticos: Um bonito ícone, palavras chaves cuidadosamente escolhidas, uma descrição adicional após o nome do App, e um video promocional de no máximo 60 segundos.

Trabalhos duro para conseguir concluir esses itens antes de nosso lançamento, mas como uma Startup com poucos recursos para gastar em marketing, tivemos dificuldades com o video promocional. Não tínhamos câmera ou equipamentos, e honestamente também não tínhamos tempo.

Mas eu tinha um amigo. Um cara jovem que adora criar vídeos e poderia estar interessado em nos ajudar. Conversei com ele que rapidamente concordou em usar seu tempo livre para fazer um video promocional conosco e sem custos.

Foi difícil. Nós não tínhamos dinheiro para contratar atores, então os que aceitavam filmar sem custos continuavam apresentando imprevistos e então precisávamos achar novos atores. Meu amigo não tinha um iPad para instalar nosso app e morava a 500 Km de nós, então ele precisou conseguir um emprestado por alguns dias e instalar a versão beta do MixPrintPaint nele. Isso tudo nos atrasou em duas semanas, e quando ele finalmente conseguir achar atores e encontra-los para filmar, ele sabia que seria a única chance que teria. Um tarde, com atores amadores, fazendo um favor para ele e um deles ainda era uma criança. Pois é, um pouco complicado. Mas ele conseguiu, obviamente não foi tão perfeito quanto gostaríamos, mas ficou ótimo. E ele talvez consiga consertar alguns detalhes depois. Tivemos três noites de longas reuniões no Skype para editar, e coincidentemente terminamos o nosso video justamente na noite anterior ao lançamento de MixPrintPaint na AppStore.

Fantástico! Estávamos realmente felizes e orgulhos de nós mesmos.

Até que, usando o nosso novo tempo livre, lemos o Guia de Marketing da Apple.

E descobrir que não poderíamos lançar o video porque precisaríamos aguardar a aprovação da Apple. Certamente era um erro nosso, deveríamos ter lido o guia antes, mas se você é um Indie sabe que é difícil encontrar tempo para tudo e que é necessário se concentrar no produto. O fato é que a burocracia da Apple não ajuda os pequenos negócios e temos que lidar com isso.

De qualquer modo, nosso video estava pronto e teoricamente todos pontos críticos de marketing estavam concluídos.

Na realidade, mal tínhamos começado. Como falei antes, a AppStore é complicada para pequenos empreendedores. É realmente difícil ganhar alguma visibilidade por lá. Após discutir com meus sócios concluímos que sem gastar dinheiro, teríamos três chances de ganhar algum destaque, e todas elas precisariam de um ‘pouco’ de sorte: Ser destacado pela Apple, conseguir ser avaliado por um grande site/blog, ou ser tweetado por alguém famoso ou importante. Nada fácil não é?

Continuaremos a fazer o que podemos. Manteremos nosso site, Facebook e Twitter atualizados. Divulgaremos nosso app em fóruns e outras comunidades online, enviaremos emails pedindo por reviews e etc.

Tudo que queremos agora são feedbacks reais sobre nosso App. Não é questão de ganharmos um monte dinheiro. Só queremos saber se MixPrintPaint é tão legal quanto achamos que é, se tem pessoas que gastariam dinheiro nele. E claro, adoraríamos ouvir de nosso usuários como podemos melhorar.

Alguma sugestão de marketing para um Indie?

PS: Obrigado Pedrinho! Não teríamos um video sem você!

PS2: A melhor lição sobre empreendedorismo que tive até agora: É crucial pedir ajuda a seus amigos. Na pior das hipóteses você ira descobrir em quais você pode contar.

Compartilhe

Sabia que nosso blog agora está no Medium? Confira Aqui!