« HE:labs
HE:labs

A Importância das Conversas Difíceis

Postado por Rafael Miranda em 15/05/2013

Apesar de termos lançado o MixPrintPaint há apenas alguns dias, e o marco inicial da Felloway ser Janeiro, desde Setembro/2012, nós trabalhamos na sua criação. Discutimos ideias, alinhamos expectativas e interesses, estudamos assuntos que seriam necessários conhecermos, etc. Se pensarmos bem, são 8 meses de envolvimento constante entre os três sócios. Sob alguns aspectos, já é um tempo significativo.

O dia-a-dia de uma startup é de pressão e decisões constantes. Desde elementos estratégicos de negócio, até o mais simples detalhe do produto. Sem contar, é claro, com a pressão que nós mesmos nos impomos. São muitas coisas para pensar, estudar, decidir e realizar simultaneamente. Naturalmente, em um ambiente tão instável, conflitos irão surgir.

O ponto fundamental para manter tudo funcionando é o feedback constante. O time precisa estar bastante alinhado para manter o barco na direção desejada. Porém, os ventos sopram para muitos lados, tormentas eventualmente irão aparecer e o barco precisa continuar navegando. A comunicação entre todos deve ser franca, objetiva e o mais transparente possível. E isso significa ter algumas conversas difíceis.

Tratam-se de conversas difíceis, pois significa tocar em alguns assuntos normalmente difíceis, como dinheiro, comprometimento, foco ou atitudes. Significa dizer o que precisa ser dito para que as coisas fiquem claras entre todos. Significa estar aberto a ouvir o que será dito, e compreender que o objetivo é acertar as coisas. Infelizmente, muitas vezes acabamos adiando estas conversas por achar que algo não precisa ser dito, ou simplesmente porquê temos outras prioridades naquele momento. O problema é que as pequenas coisas, quando não tratada, acumulam, gerando problemas maiores depois.

Um empreendedor experiente comentou certa vez comigo que ele e os sócios fizeram terapia de grupo, tamanha a necessidade de se acertarem e a dificuldade de conseguir, sem uma ajuda profissional. Eu espero que na Felloway nós não precisemos chegar neste ponto, e que mantenhamos sempre o feedback constante e honesto. Estamos tentando, todos os dias! Podemos tropeçar aqui e ali mas, sendo muito sincero, acho que estamos tendo muito sucesso! :)

O nome da nossa empresa leva consigo o termo “Amizade”. Quisemos deixar claro para todos (inclusive para nós mesmos), que antes de sócios, somos amigos, e o que nos uniu no início desta jornada, nos mantém unidos todos os dias!

Tenho muito orgulho de trabalhar com estes caras. Muito orgulho mesmo! :)

E você? Também tem tido conversas difíceis? 😉

Compartilhe

Sabia que nosso blog agora está no Medium? Confira Aqui!