« HE:labs
HE:labs

A cópia é o melhor elogio

Postado por Rafael Lima em 22/05/2013

image

Por volta do final de maio de 2011, exatamente 2 anos atrás, eu estava em casa pensando sobre o que iria fazer da minha vida. Eu havia saído da empresa onde trabalhei anteriormente e estava livre pra fazer o que quisesse do meu tempo. Eu tinha uma grana para me manter vivo e isso me proporcionou uma certa tranquilidade para fazer experiências e pensar com calma em meus próximos passos, mas também, precisava ganhar dinheiro logo. Eu mesmo me colocava num senso de urgência, porque é assim que funciono. Era o início do Startup DEV.

A opção mais sensata pra mim seria vender serviço de desenvolvimento de software sob demanda, pois era o que sabia fazer e que me daria dinheiro de imediato. Naquele momento, já tinha tomado uma decisão fundamental na minha vida:

Eu nunca mais trabalharia em projetos de software vendidos com escopo fechado.

Essa decisão trazia uma restrição enorme para a minha possibilidade de sucesso, dado que o mercado não entendia bem as vantagens de contratar software dessa maneira (e não entende até hoje :/).

E também, eu não estava disposto a vender software com o escopo fechado. A venda negociável desse produto era um grande desafio, quase que uma barreira. Então, comecei a pensar em como solucionar este problema.

Minha linha de raciocínio foi simples. Pensei nos seguintes pontos:

  • Preciso ganhar a confiança dos clientes e ao mesmo tempo, reduzir o risco dele na contratação;
  • O que eu posso fazer para reduzir o risco?;
  • Bem, o que vem a ser o risco na contratação do software?;
  • Eu sei que o tamanho do risco é sempre o tamanho do investimento;
  • Ok. Então, reduzir o risco significa reduzir o investimento;
  • Para reduzir o investimento, tenho que reduzir o tamanho do projeto;
  • Bingo! Qual o menor projeto que eu posso vender?

Cheguei a conclusão de que precisava criar um modelo em que o cliente pudesse contratar o menor projeto possível. Dessa forma, ele gastaria pouco e conheceria o nosso trabalho.

Com isso em mente, continuei pensando:

  • Qual seria o menor projeto?;
  • Eu sabia que tentar especificar por meio de características do projeto era impossível;
  • A chave era resolver em tempo curto. Ok, então qual o menor tempo possível para um projeto de sistemas web?;
  • Tem que resultar em algo útil;
  • Hum... Tem o Rails Rumble, competição no qual uma galera se úne e entrega um sistema em 2 dias;
  • Bingo! Vamos vender o desenvolvimento em 48h!

Neste momento, eu pensei que apenas 2 dias eram tempo suficiente para gerar algo útil e pouco tempo para qualquer parâmetro existente no mercado até o momento.

Isso tudo foi na mesma hora, na mesma linha de pensamento, eu estava tendo uma série de Aha moments. Durante o mesmo momento, pensei: "preciso fazer isso com alguém, tem que ter um time." Eu sozinho não conseguiria fazer um projeto em 2 dias. E logo depois, visualizei o que seria nossa maior arma no marketing; a fórmula do serviço:

Sua ideia + 1 Reunião + 48h + R$ 4.800,00 = Aplicativo Pronto e Online

(começou custando R$ 4.800, hoje o preço é diferente)

No mesmo dia, liguei pro Mergulhão, fundador da HE:labs e meu grande sócio hoje, explicando tudo que eu estava pensando naquela hora. Chamei-o para, junto comigo, tornarmos aquelas ideias reais.. E não é que todas as loucuras fizeram sentido pra ele?!

Nossa conversa foi longa e o formato começou a ser detalhado e aprimorado com as ideias do Mergulhão. E como ideia não vale nada, e o que vale é a execução, naquela mesma conversa, nós já agendamos para a semana seguinte o que seria nosso primeiro projeto piloto. Naquela hora, como vocês podem constatar no post, era tudo um experimento que nós não sabíamos se funcionaria.

E funcionou! Hoje, o Startup DEV já é amplamente conhecido e considerado como uma excelente opção para quem deseja iniciar um projeto de sistema na web. O mais legal é que a ideia de apresentar o serviço como uma fórmula foi tão forte, que recebemos diversos elogios!

image image image image image image image image

Como algumas pessoas dizem, "a cópia é a forma mais sincera de elogio" e foi prazeroso ver sites com a nossa fórmula e alguns times copiando nosso modelo de negócio completo. No fundo, ficamos felizes com tudo isso, porque encaramos essas cópias como elogios que recebemos por termos criado algo de valor.

Hoje, enquanto escrevo, acompanho a conversa de um time fazendo um Startup DEV. Já vamos chegar no nosso quinquagésimo (50º) projeto entregue, o que é uma vitória se compararmos com empresas que passam um ano inteiro e não conseguem entregar nem um sistema.

E ainda, posso dizer que esses dois anos foram apenas o início. Estamos criando uma estrutura bacana que em breve virá à tona na qual conseguiremos atender muitos novos clientes, principalmente no exterior!

Se prepara que estamos passando...

Abraços e até a próxima!

Compartilhe

Sabia que nosso blog agora está no Medium? Confira Aqui!