« HE:labs
HE:labs

O Que Me Move: Ser Excelente!

Postado por Rafael Miranda em 31/05/2013

Recentemente, na empresa em que trabalho durante o dia, algumas pessoas me falaram que ficam constrangidas por eu estudar tanto e elas não.

Falaram que admiram minha paixão por estudar métodos ágeis, administração moderna, coaching, técnicas modernas de engenharia de software, empreendedorismo, lean startup, etc. Elas reconheceram a importância de se atualizar continuamente, ampliar os horizontes e buscar a excelência no que fazem. Porém, confessaram não conseguir fazer isso. E estavam constrangidas por isso.

O primeiro passo para uma mudança é reconhecer a necessidade de mudar. E o fato delas terem reconhecido isto é algo extremamente positivo. Fiquei muito feliz por ter inspirado de alguma forma este pensamento nelas.

Porém, elas comentaram outra coisa que me incomodou um pouco. Disseram ter chegado à conclusão de que o motivo de tanto estudo é que eu estava me preparando para abrir minha própria empresa. Afirmaram que eu só estudava tanto porque tinha o sonho de abrir meu próprio negócio e queria usar estes conhecimento lá.

Isto não está completamente errado, mas também não está correto. Sempre sonhei em iniciar um empreendimento, e a Felloway e o MixPrintPaint são a concretização disto. Porém, este não é o principal motivo para eu estudar tanto. Eu leio muito, escuto podcasts, participo de eventos, assisto palestras remotamente, pago por cursos especializados, me engajo em comunidades e tudo o mais porque… gosto. Simples assim. Eu gosto muito de adquirir conhecimento. Gosto de entender como as coisas funcionam. Gosto de ter mais ferramentas para ampliar meus horizontes e pensar fora da caixa. Gosto de me sentir mais competente a cada dia. De sentir que estou aprendendo; que não estou cometendo os mesmos erros repetidas vezes. Gosto de acompanhar pessoas que considero excelentes, e me inspirar nelas. Gosto de aprender fazendo, perseguir novos desafios e estar preparado para o que terei de enfrentar, mesmo que seja estar preparado para o inesperado! Gosto de me deixar levar pela paixão, pela emoção, pelo tesão de fazer algo incrível, por menor e mais simples que este algo seja.

Definitivamente não sou excelente em tudo o que faço. Longe disto! Mas busco isto todos os dias. É difícil pra caramba. E incrível também! Este é o tipo de coisa que me move. O tipo de coisa que me faz levantar da cama todos os dias. O tipo de coisa que me faz não querer deitar na cama em outros!

E quanto a você? O que te move? 😉

Compartilhe

Sabia que nosso blog agora está no Medium? Confira Aqui!