« HE:labs
HE:labs

Menos é mais

Postado por Raphael Periard em 18/06/2013

Quanto menor o produto, melhor.

A ideia é empreender inovando da forma mais simples possível. Usando o mínimo de recursos e o máximo de velocidade para economizar dinheiro e diminuir riscos. Fazer uma empresa enxuta começando com um produto mínimo viável e através de um processo iterativo de aprendizagem e validação qualitativa junto ao cliente, buscar o ajuste do produto ao mercado. Para só então, crescer em escala e estrutura.

Quanto menos esconder, melhor.

Fale com o maior número de pessoas possível e nunca guarde uma ideia pra si. O brasileiro é muito restritivo em compartilhar ideias e isto é uma besteira. Cada vez que você compartilha algo, esta ideia é melhorada. Esse negócio de roubo de ideia é relativo. Se roubaram sua ideia a culpa foi sua de não ter sido competente suficiente de desenvolvê-la antes. Quem sempre vai ganhar o mercado é aquele que executar primeiro e melhor. Neste mundo, o ideal é pedir dicas, indicações, conversar e, obviamente, executar suas ideias.

Coisas do passado.

No passado, o crescimento no número de Startups ficava muito restrito devido, sobretudo, a dois fatores (além da taxa de insucesso): 1. o alto custo de aquisição do primeiro cliente e o ainda maior custo resultante de ter chegado ao produto errado; 2. ciclos de desenvolvimento de tecnologia muito longos.

A abordagem “lean” reduz estas restrições e oferece uma metodologia científica a novos empreendimentos que pretendem lançar produtos que os clientes realmente desejam, muito mais rapidamente e a custo mais barato do que os métodos tradicionais.

Dê o primeiro passo.

Saia da ideia, execute-a e defina o melhor primeiro passo que você puder dar. Nós da HE:labs, já ajudamos mais de 50 Startups a começarem suas atividades e validarem suas ideias. Não só produzimos o MVP, como também, damos uma espécie de consultoria para quem quer começar seu négocio na WEB.

Se ainda não conhece, acesse o site do Startup DEV e conheça nosso serviço voltado para quem busca o sucesso.

Compartilhe

Sabia que nosso blog agora está no Medium? Confira Aqui!