« HE:labs
HE:labs

Era HTML5: A nova Era da web

Postado por Rodrigo Gomes em 09/07/2013

Nesse meu novo post falarei sobre a linguagem de marcação HTML5.

O Hyper Text Markup Language (Linguagem de marcação de hipertexto), conhecido como código HTML, está presente em todas as páginas da WEB. Há, aproximadamente, dez anos, o HTML está presente na vida dos internautas. Possui uma grande aceitação pelas pessoas que o usam. O código HTML já está se adequando para sua quinta versão(HTML5), deste modo, poderá beneficiar os desenvolvedores e todos os usuários da internet.

Novos elementos foram introduzidos no HTML5: todos têm a finalidade de facilitar a compreensão e a manutenção do código. Alguns deles são uma evolução natural do elemento < div > focado na semântica; outros, no entanto, surgiram da necessidade de padronizar a maneira de se publicar conteúdo.

  • Os principais elementos de estrutura básica do HTML5 são:

  • <header> - cabeçalho da página ou de uma seção;

  • <section> - cada seção do conteúdo;
  • <article> - um item do conteúdo dentro da página ou da seção;
  • <footer> - o rodapé da página ou de uma seção;
  • <nav> - o conjunto de links que formam a navegação, seja o menu principal do site ou links relacionados ao conteúdo da página;
  • <aside> - conteúdo relacionado ao artigo (como arquivos e posts relacionados em um blog, por exemplo).

Abaixo mostrarei 2 exemplos da marcação no HTML e no HTML5:

Estrutura no HTML

<!DOCTYPE HTML PUBLIC” -// W3C//DTD HTML 4.01 Transitional //EN” http://www.w3.org/TR/html4/loose.dtd”> Titulo da página

Minha Página HTML4

Estrutura no HTML5 compativel com a estrutura do HTML

<!DOCTYPE html> Titulo da Página

Minha Página em HTML5

Como percebemos, muitos elementos foram introduzidos no HTML5. Porém, é indiscutível a grande semelhança com seus antecessores. Os usuários que conheciam bem os anteriores não sentirão nenhuma dificuldade em lidar com o novo HTML. No entanto, para os iniciantes, estima-se que os novos elementos deixarão o acesso mais fácil.

Para tanto, é indiscutível a aceitação do HTML5. Ele está contribuindo para uma nova Era no que diz respeito ao desenvolvimento de páginas para a internet. Sendo que o principal foco é o alto poder de mobilidade do usuário. As mudanças que ocorreram foram postas ou ajustadas a partir das necessidades dos desenvolvedores e dos erros e acertos. Com essa inovação, os usuários terão aplicações na web mais ricas e com maior integração entre conteúdo on-line e off-line.

Compartilhe

Sabia que nosso blog agora está no Medium? Confira Aqui!