« HE:labs
HE:labs

Visita de Rafael Santos à HE:labs

Postado por Crystal Affonso em 02/09/2013

Em junho, Rafael Santos, mais conhecido como Rafael Chefe, passou uns dias na HE:labs do Rio de Janeiro para observar o nosso trabalho. Confiram o registro deixado por ele após a sua estadia conosco:

"Olá pessoal!

Meu nome é Rafael, sou um web developer de Curitiba, e tive o prazer de passar 3 dias na HE:labs na Cidade Maravilhosa acompanhando um Startup DEV. Devo dizer que já estou morrendo de saudades! =)

A empresa é sensacional: pessoal gente boníssima, sempre sorrindo e brincando, super atenciosos e receptivos. Grande parte da rapaziada usava bermudas, ao que eu prontamente aderi do segundo dia em diante. =) O escritório é todo decorado com coisas que nós nerds adoramos: filmes, games, quadrinhos, all the good stuff. 15 minutos depois de chegar e eu já me sentia em casa. O que eu mais achei sensacional, além da máquina de pinball, foram uma gravatas penduradas na parede sob uma placa dizendo "for emergency use only". Awesome! =) E kudos para a Liliane, que me deu toda a atenção do mundo, me colocou num apê super bacana e me atendeu muito bem em tudo. Valeu Lilica! =)

O projeto em si foi uma grata surpresa: eu tinha na cabeça que desenvolver um sistema em dois dias geraria um alto nível de stress, e pensei que teria que me encher de guaraná e energético para aguentar dois dias sem dormir. Nada disso! Os dois dias foram imensamente produtivos e nada estressantes, graças à metodologia toda do Startup DEV, que é um verdadeiro master class em gerenciamento de projetos: simplicidade, eficiência e produtividade, sem perder o bom humor! E sem perder o sono também! =)

Pontos sensacionais do Startup DEV:

  • Percebi o quanto são importantes as reuniões com os clientes. O sistema de pontos é um método simples e efetivo de fazer o cliente priorizar o que é realmente importante no desenvolvimento, separando a funcionalidade essencial do que não é tão importante assim.

  • Gostei muito da simplicidade e objetividade do processo todo: telas desenhadas no papel ao invés de toneladas de documentação de especificação ou prototipação complexa e demorada de fazer, e contato direto entre o cliente e o time de desenvolvimento, sem intermediários.

  • Quebrar as telas em pequenas tarefas atômicas ajuda bastante a organizar e gerenciar tudo, e achei muito legal o lance de usar o baralho para atribuir a pontuação a cada uma das tarefas. O time todo dá a sua opinião e entra em consenso sobre a complexidade de cada tarefa, gerando uma estimativa bastante precisa e confiável.

No geral, achei o processo todo muito bacana, pela simplicidade, originalidade e eficiência. Percebi bem o resultado quando as duas clientes cobriram o time de elogios depois da entrega, e quiseram ter mais informações sobre como continuar com a HE:labs. =)

Observando o trabalho da moçada pude também aprender bastante sobre Ruby On Rails, fiz muitas anotações, e tenho bastante material para estudar daqui pra frente. =)

Fiquei muito feliz em ter participado! Foram 3 dias ótimos que passaram voando! Obrigado à HE:labs pela oportunidade, pelos Red Bulls, pelo pinball e por tudo que eu vivenciei e aprendi! Espero vê-los muito em breve! =)

Beijos e abraços a todos! =)"

Obrigada pelas palavras, Rafael! Sua presença foi muito proveitosa para nós também! Até a próxima!

Quer fazer uma visita também? Entre em contato conosco!

Compartilhe

Sabia que nosso blog agora está no Medium? Confira Aqui!