« HE:labs
HE:labs

Codeclimate

Postado por Rodrigo Reginato em 05/09/2013

Todos os dias, nós, desenvolvedores, usamos diversas ferramentas para facilitar nosso trabalho. Uma delas que conheci recentemente trabalhando na He:labs foi a codeclimate.

A codeclimate é uma ferramenta que analisa e ajuda a melhorar a qualidade do código. Identificando métodos e classes complexas, métodos longos, duplicidades, vulnerabilidades e muitas outras coisas.

Mais de 900 empresas de renome estão usando esta ferramenta no momento.

É muito simples e prática de utilizar. E ainda, é possível fazer um teste de 14 dias free. O primeiro passo ao se cadastrar no site é vincular seu projeto no codeclimate. O repositório do projeto deve ser o github.

Escolhi um projeto bem antigo para esse teste porque sei que o codeclimate vai achar muitos problemas para mostrar o resultado da análise inicial.

image

Cada projeto adicionado recebe uma pontuação (de 0 a 4) e cada classe recebe uma nota (de A a F). Esse projeto recebeu uma nota 1.07, isso quer dizer que está muito ruim e muita coisa deve ser revisada.

image

A cada push no repositório, o codeclimate faz uma validação no código. Qualquer problema que ele encontre, qualquer "mau cheiro" de código "smell", ele vai identificar.

Se uma nota de uma classe que estava A cair, imediatamente um email é disparado avisando que algo deu errado.

image

Então, o desenvolvedor entra em ação para melhorar essa nota. Nossa meta é manter todas as classes com as melhores notas possíveis.

image

Uma opção que utilizamos quando uma nota de uma classe cai ou melhora, é receber um aviso no Hipchat, que é disparado junto com o envio do email.

Todo código que tenho feito já imagino se o codeclimate vai reprovar ou não, fazendo com que eu faça códigos melhores sempre.

Até a próxima, pessoal!

Compartilhe

Sabia que nosso blog agora está no Medium? Confira Aqui!