« HE:labs
HE:labs

Por que um desenvolvedor front-end é importante na equipe?

Postado por Thiago Gonzalez em 24/09/2013

Muitas empresas costumam contratar desenvolvedores back-end, esperando que eles também façam todo o trabalho do front-end. E em muitos casos, o resultado disso é a falta de atenção a detalhes de layout, como efeitos com CSS/JS, alinhamento dos elementos, respeitar uso correto das fontes, grid, paleta de cores, etc. Sem falar que estes desenvolvedores acabam gastando muito tempo para fazer o que (geralmente) não fazem, tempo este que, poderia ser gasto com novas funcionalidades.

Além deste perfil muito buscado pelas empresas, existe também o outro lado do processo: O designer. O Trabalho do designer é muito importante, porque durante seu processo de trabalhos e entregáveis, o cliente consegue visualizar como seu sistema está sendo desenvolvido, quais novas áreas estão sendo pensadas, etc. A partir do momento em que o designer diminui o tempo de projetar, criar mockups, prever interações, layouts e tem que usar esse tempo para fazer o front-end, fica claro que essa não deveria ser sua função. Já que suas skills e tempo podem ser usadas para tornar o projeto ainda mais completo.

Com a divisão de tarefas entre o designer e o front-end, o designer pode utilizar melhor o seu tempo para trabalhar com processos e interações mais inovadoras, e paralelamente, o front-end pode aplicá-las. Quando o mesmo profissional realiza as duas etapas, estas inovações são praticamente impossíveis.

Nada contra desenvolvedores back-end e designers aprendendo front-end, é sempre muito bom saber como funcionam os diversos processos de desenvolvimento de um projeto, mas acredito que o perfil ideal para uma equipe de qualidade é dividir estas três funções.

O trabalho é muito mais satisfatório quando fazemos o que realmente sabemos e gostamos. Isso garante mais qualidade na entrega e uma equipe mais organizada.

Compartilhe

Sabia que nosso blog agora está no Medium? Confira Aqui!