« HE:labs
HE:labs

Como Foi Palestrar no ContÁgil 2013 da Petrobrás

Postado por Rafael Miranda em 04/10/2013

No último dia 2 tive o prazer de palestrar no evento ContÁgil, organizado por uma galera ultra empolgada da Petrobrás de Salvador. Eles estão investindo bastante em adquirir conhecimento e praticar métodos ágeis, e estão conseguindo avanços bastante expressivos em qualidade e produtividade.

O dia rolou com palestras e lightning talks realizados pelos times de lá, e todos foram muito bons. Todos baseados em experiências reais, tanto de gestão quanto de práticas técnicas.

Minha palestra teve o título “Coragem para Ser Ágil: você tem o suficiente?” . Eu havia pedido demissão do SERPRO há pouco tempo, e o assunto “Coragem” estava muito forte na minha cabeça. Falei de como foi difícil tomar a decisão, e como adotar, e seguir, valores e princípios Ágeis também é muito difícil. Para ilustrar, transcrevo alguns itens dos valores do Extreme Programing:

  • Falaremos a verdade sobre estimativas e processo
  • Não documentaremos desculpas para falhas, pois planejamos para ter sucesso
  • Não tememos nada, pois nunca estamos sozinhos
  • Nos adaptaremos à mudanças quando elas acontecerem

Relatei como foi o processo de transição ágil que fizemos em um setor do SERPRO durante quase 3 anos, saindo de uma realidade bastante tradicional para uma cultura mais ágil, com práticas e processos adaptáveis. Falei como isto foi difícil, quantos erros cometemos no caminho e como, apesar de tudo, foi extremamente recompensador.

Segundo o Standish Group, projetos ágeis têm 3x mais chances de sucesso do que projetos tradicionais, e quem já vivenciou ambas as realidades sabe como, normalmente, projetos ágeis fluem muito melhor. Sendo assim, o esforço vale a pena, tanto para os times, quanto para os clientes. Por isso aqui na HE:mobile nós só trabalhamos com projetos ágeis.

Bem, fica aqui o meu relato e muito obrigado ao pessoal da Petrobrás pela oportunidade. Abaixo os slides que usei:

Compartilhe

Sabia que nosso blog agora está no Medium? Confira Aqui!