« HE:labs
HE:labs

Como Foi Palestrar no Agile Trends 2013

Postado por Rafael Miranda em 10/10/2013

No dia 5 tive a honra que realizar um lightning talk (ou Trend Talk, como eles chamam lá) no Agile Trends. Para mim foi uma experiência muito especial, pois eu estava no meio de um turbilhão de coisas na HE:mobile e ir para São Paulo foi uma oportunidade de parar tudo por um dia, conhecer novas pessoas e trocar muitas experiências.

Apresentei uma versão reduzida e adaptada da palestra “Coragem para Ser Ágil: você tem o suficiente?” , que fiz no ContÁgil da Petrobrás. Um Trend Talk dura somente 18 minutos, então tive que resumir a apresentação à sua principal mensagem: Ser Ágil de verdade significa ter coragem para assumir as consequências desta postura, e nem sempre estamos dispostos a isso.

Os riscos de se realizar um projeto de software fechando escopo, custo e prazo simultanemanete são altíssimos. Pesquisas demonstram que 76% destes projetos fracassa, gerando estouro nos prazos e perdas de dinheiro e competitividade. Aqui na HE:mobile nós não colocamos tamanho risco aos nossos clientes, e temos coragem de dizer que não faremos um projeto que implique que não seja ágil.

Após a palestra recebi vários feedbacks legais, inclusive de pessoas da área comercial de empresas que também prestam serviço de desenvolvimento de software, e que estavam lutando para conseguir demonstrar as vantagens de se vender software de maneira ágil.

Bem, fica aqui o meu pequeno relato, e um grande obrigado à organização do evento pelo convite. Abaixo os slides que usei:

Compartilhe

Sabia que nosso blog agora está no Medium? Confira Aqui!