« HE:labs
HE:labs

Como Foi Palestrar na SEMCOMP 2013

Postado por Rafael Miranda em 02/11/2013

No dia 18 tive a oportunidade de palestrar na Semana de Computação da UFBA. A SEMCOMP é um evento que eu admiro bastante pois é organizado por um batalhão de gente, em sua grande maioria estudantes. São diversas trilhas, muitas palestras, mini-cursos… simplesmente fantástico!

O título da palestra foi: “Aprendizados lançando nosso primeiro app”. Lá eu compartilhei as experiências que tivemos no desenvolvimento do MixPrintPaint, nosso primeiro produto próprio. O primeiro ponto que abordei foi a relação entre Iniciativa x Acabativa. Basicamente, praticamente todo mundo tem várias ideias e uma parcela destas pessoas tem iniciativa para começar algo: criar um novo app, implementar uma ideia, sair do lugar. O grande problema é que apenas uma pequeníssima parcela realmente chega ao fim, ou seja, acaba de fazer algo. Acabar de fazer algo é fundamental, pois se você simplesmente desiste, você não gera muito aprendizado. Em startups, é fundamental você aprender (e rápido) sobre o seu produto, mercado, e principalmente sobre você mesmo, e acabar projetos é fundamental para isso.

No MixPrintPaint nós quisermos criar um MDP (Minimum Delightful Product), e investimos bastante tempo para criar um produto com elementos diferenciados e inovadores. Um aprendizado que tivemos foi que, do ponto de vista da criação de um negócio, isto não nos ajudou. Porém, um dos nossos objetivos era validar a nossa capacidade de execução, e criar um produto diferenciado era um pré-requisito para sabermos se tínhamos capacidade de fazer isso, para nós e para nossos clientes.

Aqui na HE:mobile nós orientamos nossos clientes a reduzirem o escopo e criarem um Produto Mínimo, ou MVP. Desta forma, eles podem validar aspectos chave do produto, mercado ou negócio deles, sem ter que investir um grande montante de dinheiro no projeto.

Espero poder participar novamente de um futuro SEMCOMP, pois admiro muito a disposição dos alunos e organizadores. Segue abaixo os slides que utilizei:

Tags: ios startup

Compartilhe

Sabia que nosso blog agora está no Medium? Confira Aqui!