« HE:labs
HE:labs

Como Foi Palestrar no DEC 2013

Postado por Rafael Miranda em 25/11/2013

Meu grande amigo Mário Jorge me convidou para palestrar no evento Developers and Entrepreneurs Conference 2013, que rolou em Salvador no dia 23. Foi um evento impressionante, engajou muita gente e, pelo menos para mim, trouxe resultados concretos.

Apresentei a palestra “Coragem para Ser Ágil: você tem o suficiente”, que apresentei no Contágil da Petrobrás. Apesar de usar a mesma palestra, elas nunca são iguais, pois as experiências adquiridas são diferentes, o público é diferente, o clima é sempre diferente.

No DEC eu foquei nas dificuldades que existem em se manter forte aos seus princípios ágeis, principalmente quando existe pressão por resultados. E convenhamos, sempre existe pressão, seja do mercado, do cliente ou mesmo do seu chefe. A questão toda é até onde você vai para se manter fiel à valores que você acredita serem válidos de se seguir. Um exemplo mais concreto disto que estou falando é: um desenvolvedor, que acredita que testes automatizados são fundamentais para qualidade do produto que ele gera, tem coragem de falar para o próprio chefe que não parará de implementar testes? Mesmo correndo o risco de ser demitido por esta postura?

Aqui na HE:mobile nós temos coragem de, por exemplo, dizer para nossos clientes que não faremos um projeto que não siga uma abordagem ágil para sua gestão. Décadas de experiências mostram que os riscos para o próprio cliente são muitos altos ao seguirmos uma abordagem tradicional. Sendo assim, assumimos que não faremos diferente de ágil, mesmo que isto signifique que o cliente não nos contratará. Preferimos perder um projeto, do que colocar o cliente em uma situação de alto risco.

Este foi o meu breve relato. Agradeço novamente ao Mário pelo convite e segue abaixo os slides que utilizei:

Compartilhe

Sabia que nosso blog agora está no Medium? Confira Aqui!