« HE:labs
HE:labs

Redesign do Startupdev

Postado por Aluísio Azevedo em 26/11/2013

O Startupdev é um serviço criado pela HE:labs que oferecia desenvolvimento de aplicações web em 48 horas. Após alguns anos e muitas histórias, o Startupdev entrou numa nova fase, como bem já explicou o Rafael Lima neste post.

A partir disso, nós começamos a repensar como seria esse posicionamento no mercado e decidimos começar a trabalhar em um novo site. Além disso, um logotipo que pudesse demostrar esse novo posicionamento da marca Startupdev.

Logo

O logotipo criado no começo do Startupdev representava bem o que era o serviço de desenvolvimento de aplicações web. Entretanto, para esta nova fase, nós queríamos alguma coisa que remetesse ao conceito mais generalista que é um marketplace.

Nós optamos por manter o padrão de cores já associadas a marca do Startupdev. A tipografia permaneceria no mesmo estilo do anterior, mas menos decorativa e mais sóbria para não ter um conflito visual muito grande com outros elementos, como os serviços que iriam ser contemplados no marketplace e suas próprias marcas.

image

Após alguns testes com diferentes tipos e a escolha da família tipográfica Tendria Pro, nós começamos a trabalhar na esturtura da tipografia para que ela ganhase uma aparência única.

Após alguns dias de pesquisa e muito trabalho vetorial no Illustrator, esse é o resultado final do novo logotipo.

image

Site

Depois de conversarmos e alinharmos as nossas ideias com relação ao conteúdo e funcionamento do site, nós começamos a "layoutar" algumas telas. Primeiramente, começamos com uma sessão de design studio, com o time fazendo skecthes colaboratiovs no quadro branco. Após alguns refinamentos da ideia central, partimos para o Photoshop e começamos a trabalhar em alguns mockups.

image

Resolvemos usar um layout único que seria diferenciado apenas pela paleta de cores e conteúdo de cada serviço. Para cada seviço teríamos também um ícone que representasse o produto final.

Depois de algumas discussões e novas ideias, nós fizemos mais uma iteração no design dos mockups e a partir daí, começamos a trabalhar na implementação do site. Usamos o Jekyll para a criação dos sites e os ótimos recursos que ele oferece, nos permitiu criar diferentes páginas para cada serviço e atualizar o conteúdo de maneira muito rápida.

image

O resultado deste trabalho pode ser visto nos links abaixo. Confere lá, quem sabe você não contrata um serviço do Startupdev para a sua ideia de startup sair do papel?

Compartilhe

Sabia que nosso blog agora está no Medium? Confira Aqui!