« HE:labs
HE:labs

Flat Design: a nova tendência da web

Postado por Rodrigo Gomes em 15/01/2014

Flat Design, ou design plano, é a nova tendência das interfaces digitais. Muitas empresas já adotaram esse novo método de layout para seus sites, portais, etc. Mais simples e minimalista, esse estilo é um dos assuntos mais discutidos atualmente.

O Flat Design é uma evolução das interfaces digitais, onde o estilo realista é substituído por um estilo mais abstrato, totalmente escasso de sombras, relevos, texturas ou gradientes.

Focado na usabilidade e centrado nos usuários (UX), o design plano baseia-se na redução de elementos desnecessários, apelando para um visual mais intuitivo e fácil de utilizar. Através dessa técnica, fica muito mais fácil alcançar o sucesso de um site. Basta reduzir as distrações e deixar o conteúdo mais evidente, o que é muito importante nos dias atuais.

Essas são algumas das caracteristicas do FLAT DESIGN:

• utilização de cores sólidas;
• tipografia nítida;
• contraste bem definido;
• espaços em branco exagerados;

O Flat Design já se mostrou ser uma alternativa muito eficiente e vem ganhando mais adeptos a cada instante, principalmente com a chegada do design responsivo.  Pois, com a ideia de adaptar o mesmo conteúdo para diversos dispositivos,  quanto mais simples for o visual, melhor. E também, são tendências marcantes a utilização de CSS e SVG para criar interfaces mais planas e flexíveis.

Atenção para as tipografias e ícones

Nesse caso, a tipografia é extremamente importante. O tom das fontes devem corresponder ao esquema do resto do layout. Uma fonte muito produzida pode parecer estranha em um projeto super simples. Podem também ser ousadas, mas de forma simples e eficiente. Os icons também são mais chapados e sem sombras.

Atenção nas cores

A cor pode ser o grande desafio. No Flat Design, a paleta de cores, na maioria da vezes, é muito mais brilhante e mais colorida do que em outros sites. Os tons tendem a ser vibrantes, sem matizes e tonalidades. Cores primárias e secundárias são populares. Além disso, certos tipos de cores também são usadas com freqüência. Nesta interação da tendência, cores retrôs, incluindo salmão, roxo, verde e azul são bastante usadas.

Compartilhe

Sabia que nosso blog agora está no Medium? Confira Aqui!