« HE:labs
HE:labs

Organização da gestão da empresa com o Guides

Postado por Rafael Lima em 28/04/2014

Nós temos um projeto interno no Github chamado Guides. Ele é uma série de guias escritos em markdown que servem de referências para o time sobre como trabalhar dentro da HE:labs.

Para um time trabalhar de forma coesa e produtiva é importante a definição de convenções. Nós, rubistas e principalmente railers, gostamos disso. Convenções são naturais para gente e preferimos tê-las ao invés de pagar o preço do custo de troca de contexto. No que diz respeito ao software que escrevemos, a própria linguagem, o framework e as bibliotecas cuidam do trabalho. Mas e sobre a organização da empresa e o trabalho em equipe?

A solução pra isso é o Guides, um guia que é atualizado quase que diariamente com as boas práticas, regras e definições que a empresa adota para o fluxo de trabalho e comunicação da equipe. Quando eu digo empresa, quero dizer o próprio time. Não é algo que vem da "diretoria", até por que na HE:labs não temos a diretoria.

Abaixo uma imagem do índice do Guides no momento em que escrevo este post.

image

Qualquer integrante do time tem o direito de atualizar o Guides. Como ele é um projeto no Github, as atualizações são feitas por meio de pull requests. Muitas vezes uma atualização é uma sugestão de como a empresa deve funcionar em determinado aspecto. Os pull requests geram discussões onde todos participam, dentro do próprio sistema de comentários do Github.

É como se a administração e gestão da empresa fosse um código fonte ;-)

Quando alguma coisa não dá certo e temos um problema qualquer, além de resolvê-lo, nós atualizados o Guides, que é revisada por toda a equipe no momento em que o problema ocorre, e evita que o problema aconteça novamente, dado que todo novo membro na equipe é obrigado a lê-lo.

Esse é o nosso "teste de regressão" :)

O Guides é uma de nossas ferramentas de melhoria contínua. Conseguimos evitar os mesmos erros do passado e por consequência aumentar a qualidade do nosso serviço.

Existem inúmeros benefícios de se ter um Guides na sua empresa, mas eles só serão realmente percebidos se você experimentar. Por isso, eu recomendo a todos que tem um time de desenvolvimento, que façam o mesmo.

Abraço e até a próxima.

Compartilhe

Sabia que nosso blog agora está no Medium? Confira Aqui!