« HE:labs
HE:labs

Hospedando sites com Github Pages

Postado por Israel Ribeiro em 30/04/2014

O Github passou a ser uma das ferramentas mais utilizada no desenvolvimento de software nos dias de hoje. Seja para manter um repositório remoto como backup ou gerenciar um time de desenvolvedores trabalhando em uma mesma aplicação, é difícil imaginar nosso trabalho sem a ajuda dessa poderosa plataforma. Mas o que algumas pessoas não sabem, é que o Github, além de toda interface amigável sobre o git e facilidade para centralizar as discuções e revisões sobre o código, também permite que sejam hospedados sites estáticos gratuitamente, direto de seus repositórios.

Existem dois tipos de página que você pode gerar, a User page e a Project page.

User Pages

Repositório para user page

Cada usuário pode ter uma única user page, bastando criar um repositório no formato username.github.io. O Github irá procurar por um arquivo index.html válido no branch master desse repositório, e caso encontre, irá servi-lo a web na mesma URL utilizada para nomear o repositório.

User pages são úteis para servir sites pessoais, blogs estáticos ou sites de empresas, por exemplo. O site da HE:labs é hospedado utilizando essa modalidade.

Project Pages

Repositório para project page

Project pages, como diz o nome, são páginas que podem ser geradas para cada repositório criado. Para isso, crie uma branch chamada gh-pages e utilize-a para armazenar os arquivos a serem servidos. A página ficará disponível no mesmo domínio da user page seguido do nome do repositório: username.github.io/projeto

Não é necessária a existência de uma user page para que a project page funcione, porém, caso não exista, o acesso a user page resultará em uma página 404.

Um exemplo de project page é o jogo HE-2048, versão modificada do famoso 2048 que utiliza as fotos de alguns membros do time da HE:labs. O próprio 2048 utiliza a mesma hospedagem.

Project pages são úteis para hospedar um blog sem precisar utilizar a user page, ou para criar páginas para seus projetos.

Conclusão

Utilizar o Github pages é uma forma extremamente simples (para não dizer barata) de hospedar sites estáticos. Este post cobre apenas o básico sobre o serviço, que dá suporte a diversas funcionalidades, como domínios customizados e suporte ao Jekyll.

Para mais informações, visite a página oficial do serviço.

Compartilhe

Sabia que nosso blog agora está no Medium? Confira Aqui!