« HE:labs
HE:labs

Use Phrasing e seja feliz

Postado por Rafael Fiuza em 19/05/2014

Talvez o título desse post seja um pouco tendencioso. Mas bem pouco. Imagine a cena: No meio da semana, com diversas tarefas para serem feitas e que precisam estar prontos na quinta feira, seu cliente pede para alterar um texto em produção. Agora imagine que você pode dizer para ele: "Mude você!".

Ok, provavelmente não seria bem assim que diria. Mas imagine dar o poder de alterar o texto do site 'on the fly', sem tela de admin, sem formulários e sem burocracia. Sim, isso já é possivel. Apresento a vocês a gem Phrasing.

A instalação é simples e está bem descrito na pagina da gem no github. E a forma de uso também. Fiz um pequeno projeto para ilustrar. O mesmo pode ser testado aqui. Para esse exemplo precisaremos de tesoura, cola e um simples projeto em rails.

Após adicionar a gem "phrasing" no Gemfile, rodar bundle, rake phrasing:install e rake db:migrate. Ao fazer o rake phrasing:install será também adicionado um arquivo chamado phrasing_helper.rb na pasta helpers. Nesse helper o metodo can_edit_phrases precisa ser implementado para controlar quem e quando pode editar algo.

1 module PhrasingHelper
2 
3   def can_edit_phrases?
4     request.subdomains.first == 'edit' && current_user.admin?
5   end
6 end

Finalmente, na view basta adicionar phrase('whatever') onde deseja que possa ser editado. Nesse caso, se existir um arquivo de internacionalização com a tag 'whatever', o texto já virá populado com o conteúdo do yml. Caso não exista, aparecerá 'whatever' na tela. De qualquer forma, pode ser editado.

Enfim, é uma ótima gem e bem poderosa, inclusive permitindo que ela altere dados sem precisar de um formulario.

Usem e digam o que acharam.

Até a próxima!

Tags: rails ruby gems

Compartilhe

Sabia que nosso blog agora está no Medium? Confira Aqui!