« HE:labs
HE:labs

Dicas para se candidatar a vaga na HE:labs

Postado por Mauro George em 09/06/2014

De tempos em tempos é comum abrirmos vagas para desenvolvedores assim como para designers na HE:labs. Vamos a algumas dicas para quem quer se candidatar a uma dessas vagas.

A HE:labs

Do nosso lado, não temos RH ou uma pessoa que fique responsável por isso. Quem faz este papel é todo o time. Como temos dias de investimentos, nos quais não trabalhamos diretamente para os clientes, utilizamos estes dias para entrar em contato com os candidatos, analisar os testes, etc.

Não quer dizer que não haja organização. Temos um sistema interno para gerenciar o envio de testes e as etapas seguintes até a contratação. Assim, se uma pessoa pegou para ela a responsabilidade de lidar com um candidato, ela deve finalizar o processo todo com este candidato. Então procuramos sempre profissionais com quem gostaríamos de trabalhar lado a lado :heart:.

A mensagem

No nosso formulário de vagas temos um campo livre para que o candidato coloque suas referências como github, blog, behance e o que mais julgar interessante. É um campo livre, use isto a seu favor.

Então não envie apenas um link do seu site/blog/github/behance a não ser que ele seja muito bom e lá tenha todas as informações que julga importante, pois blogs e sites pessoais tendem a ficar defasados com o passar do tempo, dado que nos dedicamos a outras coisas mais do que a eles. O Github só será relevante caso o candidato se dedique muito a projetos open source.

Não diga também que quer trabalhar conosco porque temos cerveja liberada na sexta-feira, porque a empresa parece legal ou porque temos um time bom :beer: :guitar:. Legal que você curte isto, se achar relevante enviar este tipo de informação, ok, mas que não seja apenas isto! Quando um candidato entra em contato conosco ele está fazendo uma venda do seu trabalho.

A dica é: Escreva! Coloque os links que julgar interessante, mas também fale dos seus últimos trabalhos, envie link deles, fale sobre os desafios, o que tem aprendido. Palestrou recentemente? Fale também. Ou seja, o que você tem a agregar a empresa. Se venda melhor, diga o que você tem de bom e porque devemos contratar você e não os outros.

O teste

Sim, nós temos testes tanto para designers quanto para desenvolvedores. É enviado por email então você pode fazer de sua casa sem pressão alguma. O principal objetivo do teste é conhecer as habilidades dos candidatos, dado que, depois de enviado o teste, conversarmos sobre a implementação. Não é uma prova ou algo que vai te eliminar, mas sim algo que vai nos ajudar a guiar a conversa e a termos uma visão melhor do seu trabalho. Em alguns casos contratamos pessoas sem nem fazer o teste, isso porque temos uma visão de que apenas pelas mensagens e conversas conhecemos bastante sobre o trabalho da pessoa. Ou seja, o processo não é rigido.

Então não seja um rockstar porque já tem X anos no mercado de trabalho, ou por qualquer outro motivo. Faça o teste. Temos amigos que trabalham em empresas do Brasil e do exterior e que são excelentes profissionais, mas realizaram testes para entrar nelas.

Uma dica: Seja criativo! Se for o de designer coloque microformats, HTML 5, responsivo, entre outros. No de desenvolvedor aplique um design legal, divida as responsabilidades, faça os testes e o que mais achar que vai chamar a nossa atenção. Nosso teste é bem simples, dessa forma o candidato tem espaço para ser criativo na sua implementação.

Se for atrasar a entrega do teste, não puder participar da conversa no horário marcado ou qualquer outro eventual atraso, nos informe. Essa postura confere mais seriedade ao seu trabalho.

Conclusão

Dedique-se! Se está se candidatando é porque tem interesse em trabalhar conosco. Então, basta seguir essas dicas para aumentar a sua chance!

Compartilhe

Sabia que nosso blog agora está no Medium? Confira Aqui!