« HE:labs
HE:labs

Porque usar Symbols no Sketch

Postado por Tatiane Lima em 09/01/2015

Nada melhor que um programa pensado para especialistas.

A alguns meses eu conheci o Sketch, um software da Bohemian Coding. Em primeiro momento eu me senti muito confusa, acho que estava esperando o padrão Adobe, ou qualquer coisa que parecesse um pouco mais com o Photoshop, o programa que usava antes.

Diferente do Photoshop o Sketch tem o design e funcionalidades pensados para a criação de interfaces. Dentre essas funções, uma me surpreendeu recentemente, a possibilidade de criação de símbolos.

Symbol é um tipo de pasta especial que permite que as mudanças reproduzidas em um grupo de elementos seja automaticamente reproduzida em suas cópias. E isso é ma-ra-vi-lho-so!

Nós da HE:mobile trabalhamos exclusivamente com lindos apps, e suas interfaces devem ser consistentes, ter padrões. Uma das estratégias para conseguir essa consistência é usar padrões de elementos que se repetem nas telas e no próprio sistema operacional, porém, certas vezes é preciso fazer personalizações desses elementos que estarão na interface mais de uma vez, ou mesmo modificar cores, fontes e dimensões em uma outra versão do app.

Usando o Symbol qualquer alteração de tamanho, cor, tipografia ou até posicionamento de elementos contidos no grupo são replicados nas outras cópia, em qualquer tela. Além disso é possível a inserção de textos diferentes em cada cópia, isso faz o Symbol uma ferramenta extremamente inteligente para criação de padrões ao invés de um criador de meras cópias burras.

Eu estou vivendo um caso de amor com este software. Você usa o Sketch? Conhece e usa a função Symbol?

Quer saber mais? Dá uma olhada no post na documentação do Sketch sobre o assunto.

Compartilhe

Sabia que nosso blog agora está no Medium? Confira Aqui!