« HE:labs
HE:labs

Ritmo sustentável

Postado por Mauro George em 06/02/2015

Você e seu time praticam o ritmo sustentável? Ou estão varando noites e finais de semanas para alcançar um objetivo? Fique aí e vamos entender por que o desenvolver com um ritmo sustentável é bom para você, para seu time e para o cliente.

Em meu primeiro trabalho como desenvolvedor profissional tive a oportunidade de trabalhar remotamente depois de um certo tempo na empresa. Sempre me considerei uma pessoa organizada, e outros falam isto também. Sendo assim sempre começava meus trabalhos as 9:00 e finalizava os mesmos as 18:00.

No entanto isto era de certo modo, mal visto, com certas piadinhas de que eu deveria trabalhar mais, me dedicar mais.

Será que estava errado em sair no meu horário? Afinal a piadinha era apenas na hora de sair, ninguém lembrava que todos os dias as 9:00 eu estava lá iniciando meus trabalhos.

PS: Nada contra meu primeiro emprego como desenvolvedor profissional, aprendi e produzi bastante coisa legal no processo.

Ritmo sustentável

Desenvolver software não é algo trivial, por isso valorizamos tanto os excelentes profissionais que temos em um time. Para um profissional conseguir manter-se criativo, atento e disposto a solucionar problemas é preciso alguns cuidados. O Extreme Programming apresenta uma prática chamada de ritmo sustentável onde a proposta é que uma pessoa deve trabalhar apenas a quantidade de horas que foi combinada durante a semana e evitar fazer hora extra. Dado que é essencial estar descansado para começar o mesmo processo no dia seguinte.

Dada as iterações serem curtas e fazermos releases constantes, não temos necessidade de ficar depois do horário para resolver algo, como ter que lidar com deploy que nunca foi realizado as 18:00 horas de sexta feira. E os testes automatizados nos dão uma confiança maior de que o código que foi enviado para produção tem um nível maior de qualidade.

Por mais desafiador ou divertido que seja a tarefa que está realizando, pare quando der seu horário! É importante manter um ritmo sustentável para prosseguir com um bom progresso durante toda a semana. Com o peer pressure ajudamos a todos do time não ficar depois do horário, pois quando temos diversos pares lembrando uns aos outros é mais fácil de lembrarmos das práticas.

Fique atentos a vagas também, já vi vagas de empresas que colocam algo como "Somos uma startup, você sabe o ritmo", basicamente quer dizer que irá trabalhar muito a mais e não ganhará por isso, o que é bem triste.

É muito mais valioso uma equipe entrosada, motivada, atenciosa e em um ritmo sustentável, do que aquela equipe que "dá um gás" pelo projeto no entanto acaba produzindo várias coisas sem qualidade. O que vai gerar insatisfação no cliente, que virá reclamar com o time sobre o ocorrido. Ou seja o time saiu perdendo pois trabalhou de mais e não alcançou o objetivo, e o cliente saiu insatisfeito, assim perdemos dos 2 lados.

Responsabilidade

Claro que para alcançarmos um desenvolvimento sustentável dependemos de que o time seja responsável, não apenas em cumprir o seu horário, mas de realmente trabalhar as horas que se comprometeu. Já estive em time com um cara que tinham problemas de cumprir um horário e de trabalhar em um horário fixo, no entanto este cara sempre foi responsável em entregar as tarefas que se comprometeu durante uma iteração. A ideia é trabalharmos com um ritmo sustentável sem perder qualidade, não simplesmente cumprir horário na empresa.

O mesmo vale para quem trabalha remotamente, onde deve-se sempre manter a comunicação com o time. Assim todos ficam sabendo de algum imprevisto, evitando que seus colegas achem que você não está trabalhando.

Excessões

Claro que nem tudo são flores. Pode ser que uma estimativa errada aconteça, um bug apareça levando à uma falha do sistema durante a iteração. Nestes casos, o que o time deve fazer é conversar e alinhar junto ao cliente para resolver o problema. Vamos supor que a home page de um site de bastante acessos esteja com problemas de performance devido a um evento especifico, neste caso o time deve trabalhar para resolver tal problema o mais rápido possivel. Supondo que o time ficou 2 horas a mais do que seu horário para resolver tal problema, então nada mais justo do que começar o dia seguinte 2 horas mais tarde.

O importante é que esta quebra do ritmo sustentável deve ser excessão e não a regra, por regra sempre devemos trabalhar em um ritmo sustentável.

Uma outra prática do XP são as retrospectivas, portanto não se esqueça de levantar este ponto para todos do time ficarem cientes e trabalharem para resolver quando o ritmo não estiver mais sustentável. Seja pegando menos tarefas, dividindo o time em times menores, fazer refactoring em uma parte critíca do sistema etc. O que não pode é achar que é natural trabalhar em um ritmo não sustentável.

Sua vida pessoal

Somos todos seres humanos, então além do nosso trabalho temos outros compromissos e outras coisas a realizar em nossas vidas. Imagina se tem um aniversário de um amigo e você tem que ficar no seu trabalho até mais tarde. Seria frustrante certo?

Além de compromissos que possamos ter, podemos usar o nosso tempo livre depois, ou antes, do trabalho para nos tornarmos melhores. Eu por exemplo tiro alguns dias para estudar, outros para contribuir em projetos open source, mantenho meu blog, escrevi um livro etc. Além de fazermos um hobby que gostamos, no meu caso costumo jogar video game =D

Conclusão

Mantendo um ritmo sustentável conseguimos manter a qualidade do projeto em que estamos trabalhando além de melhorarmos nossa qualidade de vida, conseguindo assim mais tempo para estudar e nos tornarmos melhores.

E você trabalha num ritmo sustentável? É um Workaholic? Deixe sua opinião nos comentários.

Compartilhe

Sabia que nosso blog agora está no Medium? Confira Aqui!