« HE:labs
HE:labs

Cuidado para seu email transacional não cair no spam

Postado por Mauro George em 02/03/2015

Todos os seus emails transacionais estão sendo entregues corretamente ou estão caindo em spams? Vamos ver algumas dicas de como evitar os emails cairem na caixa de spam.

Configurando o DNS

É comum utilizarmos serviços como o SendGrid e o Mandrill que nos facilitam muito o envio de emails. No entanto será que estamos configurando o nosso DNS corretamente? Tanto o SPF quanto o DKIM são protocolos que ajudam os ISPs verificarem a autenticidade de um email enviado. Tenha certeza de ter definido o SPF e o DKIM nos seus servidores de DNS.

SendGrid

Desde o plano mais básico o SendGrid oferece suporte ao DKIM, customização do DKIM a partir do plano Silver.

Mandrill

O Mandrill oferece as mesmas funcionalidades independente do plano utilizado.

Conteúdo do email

É importante estar atento no texto do seu email transacional pois algumas palavras costumam ser consideradas um gatilho de spam e fazendo sua mensagem ser marcada como spam. Então temos que evitar palavras que façam o email soar como promoção ou propaganda, afinal é isto que o filtro anti-spam está removendo. Também devemos evitar palavras que possam ser consideradas como phishing. Infelizmente não temos um banco de dados com estas palavras, mas podemos usar as ferramentas conhecidas como Spam checkers.

Spam checkers

Antes de enviarmos nossos emails é uma boa pratica verificarmos se ele não será considerado spam. Para isso podemos utilizar o SpamAssassin da Apache Software Foundation. Ou ainda se não quisermos nos preocupar em instalar nada podemos utilizar o serviço do ISnotSPAM.

Versão em texto do email

Uma dica bem simples que ajuda nossos emails não serem considerados spam é enviar uma versão em texto do email. Se sua aplicação é em rails pode fazer isto facilmente dando uma olhada direto no guides. Lembrando que isso ainda ajuda quem por ventura não recebe emails como HTML.

Blacklists

Se o seu servidor de email foi parar em alguma blacklist será complicado de conseguir enviar os emails de uma forma confiável. A primeira coisa a ser feita é verificar se não está em nenhuma blacklist utilizando um dos serviços abaixo:

Caso seja encontrado em uma das listas entre em contato com o site que adicionou você nela, esta informação é liberado pelas ferramentas acima.

E você já teve algum problema no envio de emails? Tem alguma dica que não falamos? Posta aí nos comentários.

Referências

  • https://sendgrid.com/docs/User_Guide/Setting_Up_Your_Server/Whitelabeling/spf.html
  • https://sendgrid.com/docs/User_Guide/whitelabel_wizard.html#-DNS-Records
  • https://sendgrid.com/blog/how-to-authenticate-your-email-in-5-steps/
  • https://sendgrid.com/blog/10-tips-to-keep-email-out-of-the-spam-folder/
  • http://help.mandrill.com/entries/21681347-how-do-i-set-up-sending-domains
  • http://help.mandrill.com/entries/21751322-What-are-SPF-and-DKIM-and-do-I-need-to-set-them-up-

Compartilhe

Sabia que nosso blog agora está no Medium? Confira Aqui!