« HE:labs
HE:labs

Porque fazer wireframe e sketch em projetos interativos

Postado por Andrey Campos em 04/03/2015

Sketch é um esboço rápido na maioria das vezes feito com papel e lápis, na qual são disponibilizadas as principais funções da aplicação de uma maneira rápida e clara.

Com isso podemos descartar e trocar de ideias facilmente tornando o processo de aprovação mais simples. Nós na HE:mobile fazemos os sketchs com todos os envolvidos no projeto, incluindo o cliente, e com os sketchs prontos discutimos qual a melhor maneira para dispor os elementos visuais das paginas e quais interações serão desenvolvidas, e calculamos o tempo médio para o desenvolvimento.

Wireframes são os refinamentos do sketch no qual são expostos de uma forma mais organizada o conteúdo da aplicação: seus textos, tamanhos das áreas, posições dos componentes e a hierarquia das informações. Fazer o wireframe ajuda a esclarecer exatamente o que precisa ser feito nos diferentes tipos de tela do projeto. Aqui na HE o designer faz o wireframe de acordo com o que foi discutido no fase de sketchs, fazendo os ajustes necessários.

Tanto o sketch como o wireframe servem como documentação do projeto e facilita a aprovação e o entendimento do objetivo do negócio, pois segrega os passos de desenvolvimento deixando claro as etapas do projeto, e se preocupando inicialmente em definir as funções e a navegação, passando por ajustes de tamanhos e pela arquitetura da informação.

O wireframe facilita a aplicação de conceitos de usabilidade, já que será analisado cada elemento que será disponibilizado na página. Auxilia a equipe na tarefa de produzir o aplicativo de maneira mais rápida, padronizada, eficiente e o melhor, simultaneamente, ou seja, por meio das especificações apresentadas no documento, o designer pode trabalhar separadamente do desenvolvedor.

Em busca de desenvolver aplicações mais rapidamente, o uso de técnicas de sketch e wireframes ajudam a ter uma visão geral do que deverá ser desenvolvido para todos os envolvidos no projeto. Com isso ganhamos com o aumento da produtividade de todo o time, melhorando a comunicação, e principalmente dando respostas visuais rápidas aos clientes.

Compartilhe

Sabia que nosso blog agora está no Medium? Confira Aqui!