« HE:labs
HE:labs

RubyConf e TDC Porto Alegre 2015

Postado por Matheus Costa em 02/10/2015

Confira como foi palestrar nesses dois grandes eventos que rolaram no mês de Setembro.

RubyConf

Com seu novo formato, a RubyConf abordou de maneira intuitiva, diversas áreas de desenvolvimento além do Ruby. Foram 2 dias de evento e 80 palestrantes com talks variadas entre PHP, Elixir, Design, Open Source, Front-end e muito mais.

As palestras foram divididas em 2 andares: No primeiro, eram 3 palcos abertos, onde aconteciam workshops com assuntos mais genéricos, para níveis abrangentes. E no segundo, 2 auditórios com temas mais específicos para o pessoal mais avançado.

Estive na trilha Workshop 3 falando sobre Pré-processadores CSS e achei bem legal o espaço. Por mais que a grande maioria eram back-ends, o pessoal veio conferir e tirar dúvidas depois.

Matheus na RubyConf

The Developers Conference

Já no TDC, são 3 edições, 3 à 5 dias de evento dependendo da edição e as trilhas são direcionadas por assuntos. Eu participei da edição de Porto Alegre e foi tri-legal!

Aqui as trilhas vão um pouco além de programação. Temas como Carreira, Análise de Negócios e Design Thinking são exemplos disso. Outra dinâmica bem legal do TDC é o TDC4Kids, onde os filhos podem aprender um pouco sobre computação por meio de workshops descontraídos, enquanto os pais vão para suas trilhas de interesse.

Falei tambem sobre Less, Stylus e Sass, mas dessa vez para uma trilha de Front-end/UX, o que foi bem bacana (apesar do tempo ter sido um pouco mais curto) pois gerou bastante discussão e no final um Fishbowl sensacional.

Matheus no TDC

A Palestra

Em ambos os eventos, eu marquei presença com a minha talk "Pra mim tanto faz, se é Less, Stylus ou Sass", onde abordo alguns itens como:

  • Manter uma boa produtividade;
  • Saber utilizar todos os recursos;
  • Não perder tempo reinventando a roda;
  • Frameworks x Bibliotecas de Mixins;
  • Criar grids semânticos;
  • Avassalar no codepen;

isso tudo independente do pré-processador CSS.

Os slides estão disponíveis logo abaixo e caso surja alguma dúvida, crítica ou sugestão, não hesite! Deixe nos comentários.

Compartilhe

Sabia que nosso blog agora está no Medium? Confira Aqui!