A crescente dos seguros em parceria com inovações tecnológicas

A indústria do seguro está passando por um processo de evolução e vem sendo incrementada principalmente pelo aumento da experiência digital e mobile para melhorar tanto o gerenciamento de risco quanto a interação com o segurado.

Seriam as novas formas de vida em sociedade - ações compartilhadas, reconfiguração urbana, o transporte alternativo, tipo de trabalho, somados às novas tecnologias - as responsáveis pelas seguradoras terem forte atuação?

As seguradoras estão investindo também no suporte de qualidade de vida dos clientes, que é uma realidade para agregar serviço ao segurado e diminuir o impacto dos sinistros.

Além disso, os dados analíticos avançados passaram a ser utilizados pelos seguradores para otimizar o ponto de preço de determinado produto ou identificar quais são os novos riscos, por meio dos dados coletados em interações dos clientes.

No ano passado, a Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) realizou um encontro para discutir a comercialização dos planos de saúde via web e tratou da dificuldade de operacionalizar o ambiente digital no setor de serviços, especialmente na área de venda de seguros.

alt

Este assunto vem sendo pauta de muitos encontros não só na área de seguros, mas também na área da tecnologia, uma vez que essa parceria está cada vez mais forte.

Um exemplo claro ligado ao seguro de saúde mostra a evolução no setor. Segundo dados publicados em julho pela ANS, o setor registrou 47.381.410 beneficiários em planos médico-hospitalares, o que representou um crescimento de 26.128 beneficiários em relação a junho. Nos planos exclusivamente odontológicos, o aumento em comparação ao mês anterior foi de 133.107, totalizando em julho 22.639.518 beneficiários nessa modalidade.

Em comparação com o mês de julho de 2016, sete estados apresentaram aumento de beneficiários em planos de assistência médica: Acre, Amazonas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Piauí e Tocantins. Ou seja, a emergência deste nicho é algo notável.

O movimento para transformar um mercado conhecido em digital já começou. Novas seguradoras estão surgindo para preencher o gap dos consumidores que vivem totalmente integrados à tecnologia e buscam por serviços personalizados.

Um levantamento do mercado mostra que o Google recebe 11 milhões de buscas mensais sobre seguros, e esse número cresce 14% a cada ano.

alt

Por causa desta crescente busca, muitas mudanças estão acontecendo, e não estamos falando apenas da evolução do seguro de saúde, mas sim no geral. Dessa forma, a inovação tecnológica se alia ao setor e traz inúmeros benefícios. Veja abaixo algum deles.

Análise de dados

Com base neste cenário atual, muitas seguradoras começam a investir em iniciativas ligadas à IoT. Porém, há restrições, pois sabe-se que as seguradoras ainda estão passando por um processo de evolução em relação aos recursos necessários para gerenciamento da nova quantidade de dados existentes.

Outra dificuldade encontrada é: como extrair por completo ideias e valores relevantes para o mercado? Essa é a pergunta que o setor vem fazendo para conseguir criar melhorias contínuas em relação aos novos processos tecnológicos.

As insurtechs são seguradoras que já nasceram em um ambiente on-line e já demonstram entendimento sobre as novas tecnologias e, dessa forma, conseguem ter uma melhor leitura do grande volume de dados que elas geram graças ao uso de novas ferramentas.

Empresas de desenvolvimento de software estão ajudando cada vez mais as empresas de seguros a lidarem com a grande quantidade de dados. Não é necessário que o setor saiba lidar sozinho com a coleção de algoritmos escaláveis graças a uma interface web intuitiva e automação de ponta a ponta. Conte com a gente para isso!

Engajamento é necessário

Ficar em sintonia com a mudança no comportamento dos clientes não é mais a única coisa necessária a se fazer. De uns tempos para cá, mais e mais operadoras de seguros percebem que o engajamento do cliente é o próximo nível de transformação digital.

A inovação está principalmente na maneira de se relacionar, sempre com o objetivo de engajar clientes. A experiência pesa e muito! Além, é claro, da qualidade do produto ofertado e de novos serviços.

alt

Já existem empresas que trazem soluções para conectar as companhias de seguros com a nova geração de clientes. A rede permite que as seguradoras consigam, por meio de vários canais digitais, adquirir e engajar novos clientes e trabalha coletando dados dos consumidores conectados e criando perfis de clientes.

Cases: tecnologia e seguros

Hoje já é possível mapear duas companhias que oferecem apólices totalmente on-line. Ambas nasceram com o objetivo de facilitar o serviço e fazer concorrência com a possibilidade de oferecer preços menores.

A ThinkSeg diz até que é possível contratar um seguro em cinco segundos com cliques no smartphone. Já a Youse, que trouxe grande polêmica ao sair no mercado como pioneira no digital, diz que o seguro é 100% on-line e direto com o cliente. A seguradora teve disputas judiciais com a Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros) e com a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), e, ainda hoje, encontra algumas barreiras.

Outro tipo de seguro emergente é o contra cibercrimes, ainda pequeno, mas com potencial forte de crescimento no Brasil e que já gera de 40 a 50 apólices por ano.

alt

Resumidamente: a tecnologia é a principal parceira do setor de seguros. A internet das coisas está encontrando maneiras novas de captar informações; seguradoras estão agregando mais valor com parcerias; a realidade aumentada pode ser explorada e ter um potencial importante para melhorar a experiência com o seguro.

As revoluções tecnológicas dos últimos anos acarretaram profundas mudanças nas relações de consumo de diversos setores do mercado, e para o mercado segurador não seria diferente. Cabe às organizações se reinventar para saber atender e buscar clientes deste novo conceito de consumo.

É a hora de investir em mudanças no setor. Se quiser conhecer soluções para sua empresa, entre em contato com a gente.

HE:labs - Especialista em inserir grandes empresas na nova era digital
Tecnologia para resultados. A solução digital da sua empresa pronta para testar desde a primeira semana, sem riscos.
HE:labs.com

Categorias:

Inovação Setor de Seguros

    O que você está esperando?

    Vamos produzir algo espetacular juntos!

    Contrate
    X