As maiores empresas do Brasil estão inovando?

Saiu o tão esperado ranking da revista EXAME com as 50 maiores empresas classificadas pelo valor da receita líquida e agrupadas em sete categorias.

Veja abaixo quais são as primeiras colocadas em cada categoria e seus devidos valores:

  • Estatais por vendas: Petrobras (RJ) – setor energia - 227 870,0 milhões de reais
  • Empresas privadas: Ipiranga (RJ) – setor atacado - 67 617,1 milhões de reais
  • Comércio por vendas: Petrobras distribuidora (RJ) – setor atacado - 88 061,1 milhões de reais
  • Indústria por vendas: Petrobras (RJ) – setor energia - 227 870,0 milhões de reais
  • Serviços por vendas: Telefônica (SP) – setor telecomunicações - 39 457,1 milhões de reais
  • Mundo digital por vendas: SAMSUNG (AM) – setor eletroeletrônicos - 18 613,5 milhões de reais
  • Exportadoras por vendas: Vale (RJ) – setor mineração - 14 551,1 milhões de reais

Os números são grandes, mas como estão as empresas brasileiras no quesito inovação?

Um dado interessante deste recorte é que, entre os países em desenvolvimento, o Brasil aparece apenas atrás da China no quesito “qualidade de inovação”, conceito que corresponde à produção acadêmica e às patentes registradas. Vendo por esse lado, os dados mostram que o Brasil ainda tem um longo caminho a frente para percorrer, cheio de valiosas oportunidades.

alt

O principal foco dos projetos de inovação hoje, dentro das empresas brasileiras, tem sido alavancar a vantagem competitiva por meio da geração de novos produtos e serviços, da digitalização dos canais de comunicação com o cliente e da otimização de processos de venda.

Além disso, de forma mais tímida, aparecem também o redesenho de processos internos, a transformação cultural da empresa e de sua infraestrutura, o que denota que o cliente tem sido priorizado no que tange aos projetos de inovação. Essa priorização se justifica pela escassez de recursos, decorrente do corte de investimentos deflagrado pela crise.

Apesar de entender que é necessário inovar, a grande dificuldade de obter financiamento para projetos de inovação ainda aparece como um obstáculo considerável para os gestores. Sabe-se que, na maioria das empresas, não existe um orçamento específico dedicado à inovação. Na prática, o dinheiro que financia esse tipo de projeto desfalca o investimento em áreas onde o resultado pode ser mais tangível.

Hoje em dia, as startutps desempenham papel importante de difusoras de tecnologias existentes e de identificadoras e tradutoras de ciência, tecnologia e inovação.

O mundo das startups

É notável a diferença entre os recursos humanos e financeiros presentes em grandes empresas em relação aos das startups, mas não menos desproporcional é a capacidade dessas pequenas empresas em produzir inovação se comparadas aos estabelecidos conglomerados.

Sabemos que as grandes corporações têm dificuldade de inovar pelo tamanho dos processos internos, os sistemas de gestão, as estruturas organizacionais e os métodos de bonificação de executivos, que são estruturados de forma a orientar os recursos da corporação ao seu fim: gerar lucro.

Um bom exemplo é o da Blockbuster, uma empresa que foi muito bem-sucedida na locação e distribuição de filmes em DVDs até o surgimento do modelo de streaming que, melhor e mais barato, foi fatal para a locadora de vídeos. Ou seja, a inovação "chegou chegando" e o negócio mudou.

E a Netflix? Uma startup famosíssima hoje, criada no final dos anos 1990, passou diversos anos no vermelho para ocupar esse espaço até que, finalmente, no momento em que a banda larga começou a entregar sinal suficiente para distribuir filmes, eles estouraram. É possível inovar e mudar!

alt

A aplicação do conceito de inovação tem dificuldade para dar as caras, porém, quando é entendida e mostra resultados, passa a ser a “menina dos olhos” dos executivos.

Não é à toa que as grandes empresas do setor de tecnologia lideram as aquisições de startups. Sendo elas mesmas ex-startups, empresas como Google, Paypal, Facebook, Buscapé e tantas outras conhecem a fundo o processo e a dificuldade de inovar.

Grande parte dos analistas de mercado entendem que a inovação pressupõe riscos, com os quais startups conseguem lidar melhor e, por isso, tendem a ser empresas mais inovadoras.

Modelos de processos de inovação

As tecnologias digitais vêm ajudando na evolução dos processos de inovação nas empresas. Hoje, o novo cenário permite que seja criado um ambiente que promova a inovação colaborativa. Especialistas mostram que existem modelos diferentes de inovação, caracterizados pelos tipos de interação, vejamos:

Comunidade: Baseia-se na confiança por permitir que “estranhos” participem dos processos de inovação. Um bom exemplo são canais e plataformas on-line que estreitam os laços com os usuários, incentivando e capturando a opinião deles.

Especialista: As gigantes Tesla e Apple são duas das muitas empresas que atuam neste modelo. Os novos produtos e serviços são criados de acordo com as análises dos desempenhos de anteriores, com melhorias permitidas pelo design digital.

Rede: Permite a participação de uma ampla rede de culturas e regiões e é possibilitada pelo avanço das ferramentas digitais. O processo de inovação é construído com base no trabalho de todos e deve ser muito bem alinhado, definido e acompanhado.

Venture: A proposta deste modelo é aumentar a velocidade e a flexibilidade do processo de inovação. As pessoas envolvidas podem ser internas, como colaboradores da empresa; ou externas, como empreendedores que tenham às ferramentas necessárias. Dessa forma, pequenas companhias podem desenvolver e testar novos projetos a custos mais baixos.

alt

Algumas soluções acima mostram que é possível iniciar um novo modelo de negócio. É claro que, quando falamos em questões culturais voltadas para inovação, sabemos que a falta de tempo, o medo de errar e ambiente de trabalho conservador são barreiras iniciais.

Porém, inovar, significa fazer algo que ainda não foi feito, portanto sempre haverá incerteza. Isso significa que correr o risco faz parte do processo.

Para isso, é necessário pensar as melhores estratégias tecnológicas que ajudem seu modelo de negócio a iniciar transformações. Nós temos a medida certa para sua inovação. Somos uma empresa global de tecnologia que viabiliza a transformação digital. Entre em contato com a gente.

HE:labs - Especialista em inserir grandes empresas na nova era digital
Tecnologia para resultados. A solução digital da sua empresa pronta para testar desde a primeira semana, sem riscos.
HE:labs.com

Categorias:

Inovação Mercado

    O que você está esperando?

    Vamos produzir algo espetacular juntos!

    Contrate
    X