Desenvolver aplicativos para se relacionar melhor com seus consumidores

Nos últimos anos, vimos um aumento significativo de dispositivos móveis em todo o mundo e, com ele, a oportunidade para fortalecer relações com os consumidores por meio dos aplicativos.

O smartphone já é algo presente na vida de praticamente toda a população. Por meio dos aplicativos é possível alcançar um maior engajamento do consumidor. Eles oferecem grande vantagem em monitorar como os usuários se comportam no ambiente digital e ainda como se relacionam com sua marca.

Entre os objetivos em desenvolver aplicativos para se relacionar melhor com seus clientes, podemos citar dois:

Aproximar o consumidor da sua marca

Uma ótima opção para manter seu consumidor ligado a sua marca é criar apps como meio de comunicação entre ambos, seja um com programa de fidelidade, seja com algo que possibilite o consumidor ganhar pontos por interação, algum "bônus" por utilizá-lo, por exemplo. É uma forma de incentivá-lo a se manter interessado e aproximá-lo de você. Vale lembrar que é muito mais fácil manter um cliente fiel do que conquistar novos.

Além disso, os clientes leais são mais propensos a serem defensores da marca e promover voluntariamente o seu produto. Eles são extremamente importantes, pois divulgam seu produto ou serviço. E, em tempos de rede sociais, sabemos que as mídias encorajam os consumidores a confiar no que seus colegas dizem sobre sua empresa e em relação aos anúncios que eles veem.

Estudar o perfil do consumidor e receber um feedback do cliente

Os aplicativos são uma ótima forma de saber como os consumidores se sentem em relação a sua marca. Esse estudo pode ser feito desde um aplicativo simples de SAC a aplicativos que aproximem seu consumidor de maneira indireta.

Utilizar um App para ter retorno da experiência do cliente com sua marca é uma ótima opção. É muito comum ocorrer de um cliente "fiel" parar de consumir um produto ou de acompanhar uma marca por ter apenas uma experiência negativa vivenciada com eles. O aplicativo pode ser muito útil nessa análise.

Um exemplo que podemos citar são as compras "abandonadas" em aplicativos de e-commerce. Você está buscando ver por que seu cliente está desistindo de seu produto? Com o aplicativo, você pode interagir com o cliente e buscar respostas para então criar uma solução para o problema, reduzindo assim a quantidade de receita perdida.

Grandes empresas, como a Coca-Cola, a P&G, a Ambev, a Natura e a Unilever, vêm investindo cada vez mais no desenvolvimento de aplicativos e alcançando resultados surpreendentes. Entre eles, podemos destacar:

Coca-Cola

Podemos dizer que a Coca-Cola é o maior exemplo de engajamento e de desenvolvimento de experiências positivas para o cliente, isso porque ela reconhece o valor da satisfação do cliente e cria meios para que eles continuem satisfeitos.

Uma das campanhas de maior destaque no Brasil foi a "Quanto mais Rock in Rio melhor", que, além de ações nas mídia digitais, veiculação comercial, ainda contou com App Coca Zero Música disponível para iOs e Android.

Na campanha, o consumidor baixava o App Coca-Cola Zero Música, escaneava a soundwave, um QR Code estilizado das embalagens de Coca-Cola Zero, e a marca disponibilizava playlists exclusivas contemplando sete estilos musicais diferentes, como Rock, Metal, Pop, Eletrônico, Clássicos, MPB e Hip Hop, com músicas de bandas que já passaram pelo Rock in Rio. Bastava estar conectado à internet para fazer download das músicas. O App também possibilitava a criação de playlists, personalizadas de acordo com cada consumidor, e ainda havia possibilidade de compartilhamento nas redes sociais.

Segundo a empresa, o conceito da campanha foi baseado em Internet das Coisas, que é uma das tendências para os próximos anos, e que possibilita a conexão entre os objetos à internet por meio de dispositivos. Com a campanha, a Coca-Cola foi a marca mais associada ao Rock in Rio e App mais baixado na App Store com 600k de downloads.

A Coca-Cola busca constantemente criar conexão emocional com o público e torná-lo o centro de suas ações, e isso tem alcançado resultados mais que positivos para a marca.

P&G

A P&G investe pesado em tecnologia e mídias digitais e busca sempre inovar e acompanhar as evoluções tecnológicas. Entre os investimentos nos últimos anos, destacamos o da Oral-B, pertencente à gigante P&G, que buscou proporcionar uma experiência única ao cliente.

A Oral-B lançou uma escova de dentes conectada ao smartphone e ao aplicativo mobile via bluetooth, auxiliando o consumidor na sua escovação diária.

Para a escovação, é possível, por meio do aplicativo, ajustar o temporizador de acordo com cada usuário, alterar a exibição na tela para uma contagem regressiva da escovação ou até mesmo para uma imagem bucal, mostrando onde há necessidade de maior escovação.
O aplicativo também é capaz de medir a pressão da escovação, em que é gerado um alerta para o usuário fazer a correção. Além ainda de oferecer informações odontológicas, sugestões de profissionais, entre outras informações.

Outro aplicativo da Oral-B é o "Disney Magic Timer", que proporciona uma experiência diferenciada para as crianças que estão em fase de iniciação à escovação, tornando-a uma atividade prazeirosa por meio do lúdico.

NATURA

Em parceria com a empresa chinesa, famosa por desenvolver softwares no ramo de beleza, Meitu, Natura criou um aplicativo que possibilita que as consumidoras testem maquiagens antes de comprá-las.
É o MakeUpPlus , que começou com 19 tons de batons da linha Aquarela, sendo matte, metalizados e hidratantes.

O objetivo é criar uma experiência única para a cliente, tornando um diferencial o fato de poder "provar" o produto antes de comprá-lo. E se a consumidora gostar do produto, tem ainda a facilidade de efetuar a compra por meio de um link no próprio aplicativo que já redireciona a cliente para a página da compra na página da rede.

Esses são apenas alguns dos exemplos de empresas e indústrias que estão buscando desenvolver aplicativos para se relacionar melhor com seus consumidores. As expectativas dos consumidores, a partir das experiências via aplicativos, estão aumentando significativamente, e a maneira como os utilizam é cada vez mais abrangente. Por isso, há a necessidade de estar presente nesse mercado e se manter à frente da concorrência.

Marcas que investem em experiências por meio de aplicativos facilmente impressionarão seus consumidores, ganharão lealdade e terão melhores chances de aumentar sua receita. Não dá para fechar os olhos para tantas possibilidades e ficar de fora! Aplicativos são uma ótima ferramenta para aproximar clientes e construir relacionamentos.

Nós da HE:labs trabalhamos para tornar cada experiência única. Se busca desenvolver aplicativos entre em contato! Temos uma equipe qualificada e preparada pronta para ajudá-lo!

HE:labs - Especialista em inserir grandes empresas na nova era digital
Tecnologia para resultados. A solução digital da sua empresa pronta para testar desde a primeira semana, sem riscos.
HE:labs.com

Categorias:

Apps marketing

    O que você está esperando?

    Vamos produzir algo espetacular juntos!

    Contrate
    X