Desenvolvimento Android, iOS e Híbrido

Definir se sua plataforma ou aplicativo será por meio do desenvolvimento Android ou iOS é uma dúvida bastante comum dos gestores que não dominam a área da tecnologia. E não é só por isso, existem outras questões que envolvem essa escolha.

Se você pesquisar na internet, vai encontrar várias pessoas dando dicas sobre qual sistema de desenvolvimento é o mais recomendado. Tenha muito cuidado com isso! Projetos nunca são iguais e, não é porque deu certo para outra empresa, que funcionará para você também.

Afinal, desenvolvimento Android ou iOS? Quer saber o que é o desenvolvimento híbrido? Continue lendo esse artigo para entender cada uma das formas de desenvolvimento e qual a mais recomendada para o seu projeto.

Desenvolvimento Android: o que você precisava saber

Muitos profissionais de desenvolvimento web decidem se especializar no desenvolvimento Android em função do alto índice de usuários desse sistema. A comercialização de aparelhos Android é bastante popular e está cada vez maior.

Por ser um dos sistemas operacionais mais utilizados no mundo, as empresas tendenciosamente preferem o desenvolvimento Android para atingirem um público maior. Ter a possibilidade de muita gente usar seu aplicativo não garante que essas pessoas realmente utilizarão seu serviço.

Sempre é bom seguir as boas práticas e o Google disponibiliza uma página com todas as informações em relação a design para Android. O site conta com conteúdo técnico sobre padrões de formatos e tamanhos de telas, além de exemplos para te ajudar durante o processo de criação do seu projeto.

O Google também tem disponível um material de apoio para você fazer a instalação de todos os componentes para começar a desenvolver seus aplicativos. O site conta com treinamento para você que nunca mexeu com criação de apps, para ter uma noção básica do funcionamento.

Desenvolvimento iOS

O desenvolvimento iOS dos produtos da Apple conquistam os usuários não só pelo serviço, mas também pelo desejo que provoca nas pessoas. Apesar de ter os dispositivos móveis com o custo um pouco mais alto, muitas pessoas aderem a esse sistema pela qualidade que ele oferece.

Os profissionais que trabalham com desenvolvimento de software precisam estudar constantemente para aprender a utilizar novos recursos e funcionalidades e entender as recomendações de uso para o iPhone, iPad e Apple Watch, por exemplo.

O iTunes U disponibiliza alguns cursos gratuitos, com vídeo aulas que te ensinam a usar as ferramentas operacionais do sistema e a desenvolver aplicativos.

Desenvolvimento Híbrido: qual a sua escolha?

Na área de desenvolvimento de aplicativos, você pode optar pelo desenvolvimento Android, iOS ou híbrido, que é o que vamos te apresentar agora. Até então, você viu duas formas diferentes de operacionalizar seu projeto.

Supondo que você não tem conhecimento nesse segmento de mercado, é comum ficar em dúvida sobre qual sistema escolher. Mas será que alguma dessas opções é a melhor escolha?

Os aplicativos Android e iOS, também conhecidos como aplicativos nativos, são aqueles que você instala no seu dispositivo móvel e eles ficam armazenados dentro do aparelho para acesso. Você baixa esses apps pelas lojas virtuais e eles usam linguagens nativas de cada uma das plataformas.

O desenvolvimento de um aplicativo nativo conta com algumas vantagens, como por exemplo, a agilidade de otimizar o código, uma vez que trata diretamente com as bibliotecas do aparelho.

Em relação às desvantagens, os apps nativos têm um custo mais alto, pois demandam que sejam desenvolvidos por profissionais muito qualificados que entendam de uma série de questões que em conjunto colocam um app em funcionamento. Além disso, o app precisa ser aprovado (tanto por você, quanto pela loja que o venderá) antes de ser comercializado nas lojas virtuais. Essa aprovação envolve muitos requisitos.

Os aplicativos híbridos são aqueles que contam com linguagens de web e usam frameworks ou wrappers para serem convertidos em um app instalável nos aparelhos. Da mesma forma, que os apps nativos, os híbridos também são avaliados e comercializados nas lojas virtuais.

O que escolher para sua empresa?

Após conceber a ideia de um app para mobile ou web, a pergunta que você deve se fazer não é se o desenvolvimento será Android ou iOS. Antes disso, você deve se perguntar : quem é meu público?

É a partir de “quem consome seu produto” e “para quem” seu produto se destina é que você começa a definir escolha do sistema operacional mais se relaciona com seu objetivo.

Claro que estar em uma loja virtual e não estar em outra pode afetar a rentabilidade do seu negócio, mas o sucesso de um aplicativo está no valor que ele agrega aos seus usuários e não só nos aspectos visuais de design, por exemplo.

Ao solicitar que uma equipe especializada em desenvolvimento de softwares mobile crie um aplicativo para sua empresa, você precisa estar aberto para receber sugestões de quem entende do mercado de tecnologia e sabe qual o caminho mais assertivo para o seu projeto.

Os grandes projetos desenvolvidos para mobile são aqueles desenvolvidos de forma estratégica, com pessoas extremamente capacitadas que entregam resultados acima da média. Ou seja, não se preocupe em colocar seu projeto para funcionar no dia ou no mês seguinte, invista tempo para encontrar o formato ideal para o seu aplicativo.

Pensar no desenvolvimento Android ou iOS pode limitar suas possibilidades de inserção no mercado, por isso, o desenvolvimento híbrido pode ser uma boa opção. Não existe um formato fechado, a ideia é trabalhar o seu projeto por uma vertente que te traga resultados consistentes, mesmo que isso implique em colocar em prática uma forma de desenvolvimento que ainda não foi testada.

Você tem uma ideia mas não sabe por onde começar a tirar ela do papel? Temos um time de desenvolvedores mobile com ampla experiência no mercado, especializados em criar produtos digitais. Fale com a gente!

HE:labs - Especialista em inserir grandes empresas na nova era digital
Tecnologia para resultados. A solução digital da sua empresa pronta para testar desde a primeira semana, sem riscos.
HE:labs.com

Categorias:

Desenvolvimento Android Apps iOSApps

    O que você está esperando?

    Vamos produzir algo espetacular juntos!

    Contrate
    X