Estratégias digitais de empresas digitais: Uber, Waze, Airbnb e Nubank

Hoje em dia, muito tem se falado sobre empresas que já nasceram digitais e sobre aquelas que precisam transformar seu negócio para agradar ao público atual. As organizações sabem que, se quiserem permanecer relevantes, elas devem adotar o digital. Na era em que estamos vivendo, há quem diga que, se uma empresa atual não tem uma estratégia digital definida, ela não tem estratégia nenhuma.

Embora podemos afirmar que algumas empresas que já nasceram digitais estão à frente, enquanto outras estão atrasadas em uma corrida contra o tempo, para adaptar e reconfigurar suas organizações, devemos lembrar que não basta nascer digital. Além de ser digital, é necessário acompanhar a tecnologia diariamente, pois ela não para e está em constante evolução.

Entre as grandes referências de empresas digitais, podemos citar Uber, Airbnb, Waze e Nubank, como modelos a serem seguidos. É importante ressaltar que cada empresa trabalha de uma forma e todos os modelos podem funcionar. Afinal, não é à toa que temos tantos exemplos para provar isso.

Recentemente a BCG realizou um estudo de como as empresas bem-sucedidas mudaram seus negócios e modelos operacionais ao se tornarem digitais. E, por meio do estudo, constatou-se que todas elas compartilharam duas características distintas: criaram produtos e serviços incorporados às tecnologias digitais e usaram canais digitais para interagir com seu público-alvo e clientes.

Uber

O Uber foi criado em 2009 nos Estados Unidos, com a intenção de revolucionar o conceito de transporte de passageiros. Ele nasceu a partir de uma experiência ruim vivenciada por Travis Kalanick e Garret Camp.

Depois da frustração de não conseguirem pegar um táxi em uma noite chuvosa, surgiu a ideia de criar algo que pudesse facilitar a vida de qualquer pessoa que precisasse de um meio de transporte, em qualquer hora e até sem dinheiro ou cartão no bolso. A ideia era precisar apenas de um celular, já que dificilmente encontramos alguém sem celular no bolso atualmente.

Entre os vários fatores de sucesso do Uber, o primeiro é o de que ele não possui uma frota de carros nem motoristas. Ele surgiu da união de passageiros em busca de praticidade, segurança no pagamento e "motoristas" com um automóvel e disponibilidade ou vontade de trabalhar.

Basicamente, o Uber soube criar oportunidades baseado no que faltava ou deixava a desejar nos táxis comuns. Ele trouxe praticidade no pagamento, conforto aos usuários, agilidade para quem precisava de um meio de locomoção rapidamente e, no início, ainda foi sinônimo de status, por causa dos carros pretos luxuosos, com bônus sem custo durante as corridas, como energéticos, águas ou até mesmo balas para os passageiros.

O Uber soube acompanhar a evolução da qual tanto falamos. Devemos lembrar que a tecnologia está revolucionando o modo como nos comunicamos, mudando nossas preferências e nos tornando mais exigentes.

Airbnb

Assim como o Uber, que é a maior companhia de transporte do mundo, sem ter uma frota de carros, o Airbnb é a maior companhia de hospedagem, sem possuir hotéis. O Airbnb nasceu na Califórnia, nos Estados Unidos, em 2008, e revolucionou o mercado de hospedagens no mundo e já está presente em mais de 190 países, movimentando cerca de 160 milhões de hóspedes em todo o mundo.

O Airbnb consiste em uma plataforma que conecta pessoas que querem viajar e se hospedar ou que querem ser anfitriões, de forma prática, confiável e segura. Basicamente, o usuário se cadastra no site e busca ou oferece o serviço que desejar, com seus preços, regras, etc. No site mesmo é possível avaliar sua experiência como hóspede ou anfitrião e trocar mensagens com outros usuários.

O Airbnb investe muito em tecnologia e acompanha tudo que há de novo em seu público. Recentemente, o Airbnb optou por segmentar os usuários com programação para viajar, fazendo com que perto da hora da chegada, por exemplo, o usuário receba uma mensagem personalizada via aplicativo direcionando-o para o guia local.

A ideia é basicamente acabar com as notificações de push que chegam em horários alternados, fora de contexto, e são recebidas como spam pelos usuários, e transformar algo considerado muitas vezes invasivo em algo útil e em uma informação precisa no momento correto.

Waze

O Waze é o maior aplicativo de navegação e trânsito via satélite do mundo. O que torna o Waze o melhor é o fato de fornecer informações como locais com engarrafamento, acidentes, velocidade da via, radares eletrônicos, rotas alternativas, tudo em tempo real. E, diferentemente do GPS tradicional, é um aplicativo em que os usuários podem contribuir para essas informações e ainda incluírem informações complementares sobre o trânsito.

Para o mobile marketing, o Waze se tornou um meio fundamental, já que é um aplicativo que está presente em praticamente todos smartphones. Mas como ele poderia acompanhar essa popularização do aplicativo para gerar renda?

A grande "sacada" foi gerar publicidade de locais por onde os usuários estão trafegando, por meio de branding, que no app é basicamente a exposição da marca, atraindo os usuários aos seus estabelecimentos. Geralmente as publicidades são feitas por meio de Pins no mapa, atraindo o cliente enquanto percorre por sua rota, com a lembrança da marca, nas proximidades ou com os Pop-ups, que são os anúncios enviados para os clientes também de marcas ou estabelecimentos que estão nas proximidades.

E, assim como o Airbnb, o Waze também usa o histórico do cliente para informar atualizações que possam ser importantes. Se você faz a mesma rota todos os dias, ele já o avisará se por acaso tiver algum problema na rota e for interessante mudar o caminho. São estratégias digitais que estão acompanhando a evolução do público atual.

Nubank

Criado por David Vélez, o Nubank oferece um cartão de crédito sem anuidade, com taxas de juros bem mais baixas que os bancos convencionais e totalmente controlado via smartphone. Ele não possui agência ou ponto físico e, mesmo sendo um banco totalmente digital, é referência mundial quando falamos em marketing.

O próprio Nubank acredita que, apesar de ser digital, sua maior estratégia de marketing seja o atendimento ao público, humanizado e totalmente personalizado. Porém, uma das primeiras estratégias foi a adesão por meio de convites. Para ter o cartão Nubank, você deveria ser convidado. Uma estratégia simples, mas que gerou grande repercussão.

Segundo o próprio Nubank, o objetivo é tornar a experiência do cliente excepcional e memorável. Para o Nubank, a sofisticação vai além do que a tecnologia oferece, ela está ligada à experiência vivenciada pelo consumidor. Afinal, para que tanta tecnologia, se não para tornar as coisas mais fáceis?

Se o cliente tem um problema, o Nubank resolve e surpreende. Essa é sua estratégia! Nada de o cliente resolver um problema nem querer "ver" o banco em sua frente. Um grande exemplo de atendimento humanizado, foi o de um cliente que, decepcionado, procurou o banco para reclamar que a compra de um sanduíche, que já era caro o suficiente, havia sido duplicada em seu cartão. Após a solução do problema, com o cancelamento do valor duplicado, o Nubank mandou para o cliente uma sanduicheira roxa (cor do Nubank), com o pedido de desculpas e algumas receitas de sanduíches escritas à mão, para que o cliente não precisasse mais pagar caro em outros lanches.

Esse é o diferencial do Nubank, ele vê oportunidades em situações que passariam despercebidas para algumas empresas.

Embora a tecnologia esteja redefinindo rapidamente a globalização, temos que nos lembrar de que estamos lidando com pessoas e, de nada adianta tanta tecnologia, se não soubermos criar estratégias que facilitem o nosso cotidiano.

Quer criar estratégias digitais para sua empresa? Nós temos uma equipe preparada para ajudá-lo!
Entre em contato conosco!

HE:labs - Especialista em inserir grandes empresas na nova era digital
Tecnologia para resultados. A solução digital da sua empresa pronta para testar desde a primeira semana, sem riscos.
HE:labs.com

Categorias:

Negócios

    O que você está esperando?

    Vamos produzir algo espetacular juntos!

    Contrate
    X