Millennials: como usar a tecnologia para lidar com esse público

A cada espaço de tempo observamos na sociedade a criação de uma nomenclatura para definir um novo grupo, que possui em comum hábitos tecnológicos, comportamentos, ideologias, idade. Não há consenso entre os autores sobre o que define uma nova geração, e mesmo se é correto rotular um grupo que possui certos pontos em comum como sendo X ou Y, dada a multiplicidade das diferenças entre as pessoas.

Hoje, o foco desse artigo está em um grupo muito comentado pela mídia. Abordaremos sobre como usar a tecnologia para atrair uma geração que já nasceu em meio a essas inovações.

Quem são os Millennials?

Também conhecidos como geração Y, os millennials são aqueles que nasceram em meados dos anos 1980, entre o período de 1978 e 1990.

Diferentemente da geração anterior, este grupo se desenvolveu em uma época mais estável em termos econômicos, além de ser a primeira geração propriamente dita a nascer em um mundo tecnológico, sem necessitar da transição para esse novo cenário.

A geração Y cresceu em um meio mais urbanizado, com tecnologias, como computadores e videogames à sua disposição, o que também influenciou a sua educação, a qual foi mais sofisticada que a de seus pais.

Pessoas que fazem parte desse grupo são denominadas voláteis, acostumadas a conseguir o que querem sem necessitar de muito esforço, individualistas e extremamente competitivas.

Daí a observação do início desse texto, até que ponto é válida essa forma de generalizar características tão particulares?

Como os Millennials se comportam no ambiente digital?

Fora as controvérsias, o fato é que a geração do milênio, como também são conhecidos os nativos Y's, tem a internet como uma parte da sua identidade pessoal e a utiliza para estabelecer relações de todas as espécies.

Cerca de 93% desse grupo acessam diariamente a internet, segundo pesquisa realizada pela Statista, e as ações mais comuns são usar e-mails, escutar músicas, acessar sites de notícias, e, é claro, abusar das redes sociais.

Apesar de estarem em constante mudança, os Millennials ainda utilizam ferramentas com as quais cresceram, por exemplo, o uso de e-mails para uma comunicação mais formal. Apesar de novas formas de contato surgirem, eles ainda optam por essa comunicação por estarem mais habituados com ela.

Quando o assunto são as redes sociais, podemos citar o Instagram, que está crescendo de forma impressionante. Porém o Facebook ainda é a rede social mais utilizada para desenvolver relações pessoais, bem como para ficar por dentro das novidades de temas de seu interesse.

Outra rede social que também faz sucesso com esse grupo é o Twitter, pois nele é possível expressar a sua opinião pessoal de maneira livre. E opinião forte é o que não falta quando falamos em Millennials.

Mas além disso, os jovens multifuncionais dessa geração também encontraram neste meio digital uma forma de rendimento, e o espírito empreendedor desse público faz com que eles busquem novidades no setor profissional que estejam disponíveis neste meio. Afinal, a internet traz facilidade e certa liberdade para eles investirem em seu próprio negócio.

Tecnologias que atraem esta geração

Hoje podemos afirmar que ser mobile é essencial para poder atrair esta geração, afinal os Millennials estão acostumados a ter tudo na tela do seu Smartphone.

Segundo estudo realizado pela comScore, em média 18% dos jovens com idade entre 20 e 35 anos, que compõem este grupo, afirmam que acessam a internet somente por meio do seu aparelho Smartphone, ou seja, se deseja tornar este público seus consumidores fiéis, você deverá investir forte em marketing mobile.

Outro dado que reforça a relação dos millennials com este aparelho, é a pesquisa realizada pela MindMiners, que constatou que cerca de 66% utilizam o aplicativo WhatsApp como o principal meio de comunicação desta geração.

E, no ano de 2016, foi afirmado que os jovens deste grupo investiam mais seu tempo assistindo a vídeos por meio do celular do que sentados em frente a uma televisão assistindo a um programa ao vivo.

Como chamar a atenção deste público?

Os Millennials formam um grupo ávido por tecnologia, eles buscam respostas rápidas, que estejam disponíveis na ponta dos dedos. Para conquistar este público, você deve oferecer soluções práticas para seus dilemas e, de preferência, que estejam reunidas em um só local.

Afinal, a geração Y é composta por integrantes que não sabem esperar. Portanto, para atraí-los, esteja sempre presente e responda-os rapidamente. Se a sua empresa utiliza redes sociais como o Facebook ou Twitter, esta é uma boa dica para não perder esta relação de fidelidade com o seu consumidor deste grupo.

Os Millennials necessitam de novidades, por isso estar em constante mudança é essencial para atrair este grupo, seja versátil!

Outra maneira de chamar a atenção dessa geração é focar em temas que são valorizados por este grupo, suas pesquisas mostram que seus interesses são em temas como:

  • Tecnologia;
  • Consumidores;
  • Bebida, saúde e bem-estar;
  • Família;
  • Finanças;
  • Educação;
  • Mulheres;
  • Economia colaborativa.

Mercado de Trabalho para a geração do milênio

Essa geração se desenvolveu de uma forma diferente da de seus pais, uma característica marcante dos Millennials é a sua versatilidade e essa vontade de exercer mil tarefas de uma só vez.

Tendo isso em vista, os nativos desta geração são ambiciosos e sempre buscam as melhores oportunidades, por isso nem sempre param em um emprego, Como buscam sucesso e crescimento profissional, estão sempre em busca de melhores oportunidades, e, dessa forma, muitas vezes são tachados como desinteressados.

Trabalhos remotos, que possibilitem a flexibilidade de horários, são os preferidos dessa turma. Afinal, exercer mais de uma tarefa ao mesmo tempo é o mais desejado para os Millennials.

Mas como são um público altamente conectado, no mercado de trabalho não seria diferente, em uma lista com os onze empregos mais desejados pelos jovens deste grupo, oito estão relacionados com tecnologia.

Entre as profissões que são dominadas pelos Millennials, podemos citar analista de CEO, gestor de redes sociais, designer de games, analista de investimento, operador de bolsa de valores, executivo de contas, desorganizador corporativo, gestor de resíduos e atuantes na área da inovação. Ou seja, podemos dizer que a geração Y busca empregos que agregam a tecnologia aos desafios que possam gerar sucesso profissional futuro.

Se o seu foco primário, ou até mesmo secundário, for a geração y, aquela que já nasceu em meio a um mundo tecnológico, procure oferecer novidades deste meio, afinal nativos da geração Millennials baseiam tudo em sua volta em cima da tecnologia, desde entretenimento até a sua vida profissional.

Precisa de uma estratégia digital para atingir esse público? Entre em contato!

HE:labs - Especialista em inserir grandes empresas na nova era digital
Tecnologia para resultados. A solução digital da sua empresa pronta para testar desde a primeira semana, sem riscos.
HE:labs.com

Categorias:

marketing Millennials

    O que você está esperando?

    Vamos produzir algo espetacular juntos!

    Contrate
    X