Motivos para considerar Internet das Coisas em seu negócio

Para mensurar o poder da Internet das Coisas e entender o seu real alcance nos dias de hoje, façamos um teste. Pare, olhe ao redor e avalie: o que está próximo a você e que poderia estar interligado, conectado, online? Não estamos falando aqui dos tradicionais dispositivos eletrônicos, que nasceram para esse fim.

Faça o exercício contrário então, pense em seu dispositivo, olhe ao redor e se pergunte: com o quê meu smartphone pode estar conectado que esteja em meu ambiente? Com que coisa? E de que forma isso seria útil no meu dia a dia?

De maneira prática, a Internet das coisas é a resposta a sua pergunta. E um projeto de IoT deve antes de mais nada ser pensado para solucionar um problema real do consumidor em seu cotidiano. As possibilidades são infinitas! Vemos isso nos wereables, nos sitemas de home connect (seu celular conectado com eletrodomésticos), nos pontos de ônibus, nas fábricas inteligentes, nas catracas das academias… a lista já é longa, e esse é o real alcance da IoT, hoje em dia.

Por que ter um projeto de IoT?

Os setores de manufatura, energia e transporte já adotam soluções de IoT através de suas fábricas, máquinas e cadeias de fornecimento conectadas; assim como existem iniciativas dentro de concessionárias de serviços públicos; sem falar nas aplicações em aviões, nos transportes coletivos, marítimos, ferroviários; em estradas, veículos e automóveis.

A IoT permite que você obtenha dados nunca antes possíveis, esses dados geram informações riquíssimas que podem minimizar seus riscos, custos e potencializar suas estratégias.

Se acaso isso não seja motivo suficiente para você considerar soluções de IoT em seu negócio, dados de uma pesquisa realizada pela Unidade de Inteligência Economista (EIU), apontaram que 96% de líderes executivos esperavam que seus negócios usassem Internet das Coisas, de alguma forma ainda em 2016. A mesma pesquisa apontou que 60% dos 779 executivos globais entrevistados concordaram que empresas lentas na integração com a Internet das Coisas perderiam a competitividade.

Exemplos de aplicações

  • Transporte:

Quando pensamos em transporte público ao integrar sistemas e conectar veículos como os ônibus, por exemplo, o que se entrega como valor aos usuários e aos empresários é mais segurança, melhores serviços e operações mais ágeis.

Já na esfera das frotas comerciais, quando se tem o aprimoramento da gestão dos veículos conseguimos reduzir custos, aumentar a segurança e o entregar mais produtividade.

Um outro meio para aplicar soluções de IoT está nas estadas e no controle de tráfego. Poder obter em real time as condições do tráfego permite aos controladores tornar suas ações mais ágeis para conseguir reduzir congestionamentos ou melhorar o atendimento às ocorrências de acidentes, por exemplo.

  • Indústria:

Em uma indústria quando integramos os sistemas por meio de soluções de IoT possibilitamos que os gestores obtenham informações em tempo real que tornam mais eficientes e autônomas toda sua cadeia produtiva. Da mesma forma, quando os equipamentos estão integrados, conectados é possível contornar linhas de fabricação ociosas, realizar manutenções preventivas e reduzir acidentes de trabalho.

Um exemplo prático é a fabricante de elevadores Thyssenkrupp que se uniu a Microsoft para desenvolver um projeto de IoT que permitisse identificar previamente a necessidade da realização de manutenções em seus produtos e prestar assistência em tempo real, o que reduz custos e evita acidentes.

Podemos considerar ainda incluir soluções de IoT na área logística. Um exemplo, são sensores aplicados em grandes contêineres de entrega capazes de receber dados sobre os palets: localização, condição de armazenamento, frequência de manuseio. Essas informações integradas aos centros de distribuição dão às empresas maior controle sobre o despacho de seus produtos, o que as torna mais eficientes perante seus clientes, que terão informações precisas dos seus pedidos.

  • Marketing

Imagina poder mesclar as custosas pesquisas com os consumidores que levam meses para serem concluídas, analisadas e ao final são entregues com uma apresentação e um relatório de dezenas de páginas que serve como base para grandes tomadas de decisão ao longo do ano; imagina que ao invés de encomendar uma pesquisa como essa, com o consumidor ou de mercado, a área de marketing pudesse contratar uma solução de IoT que através de sensores nos produtos, fosse capaz de informar exatamente, em tempo real três informações importantíssimas para o marketing de produto: onde, quando e como seu produto é utilizado. A coleta de dados é feita instantaneamente, e a análise é imediata.

Análise de Dados

Se você está pensando em implementar um projeto com tecnologia IoT é porque você possui necessidades bem específicas e elas envolvem a coleta de dados, direta ou indiretamente. Certo? Um projeto de IoT precisa ir além de desenvolver a tecnologia dentro da sua necessidade. Quando falamos de dados, é preciso se atentar aos pontos abaixo:

Você irá precisar de soluções para transformar os dados coletados por sua tecnologia IoT em inteligência para enriquecer com informação útil e em realtime as áreas estratégicas da sua empresa.

A segurança dos dados do seu cliente, também precisa estar em pauta! Você precisa pensar em soluções para que a infraestrutura e os dados permaneçam seguros e privados. Estejam eles na na borda, no data center ou na cloud computing. Não pode ser secundário manter a integridade e a segurança dos dados.

Você já tem em mente alguma aplicação de IoT para o seu negócios, podemos pensar juntos em como implantar essa tecnologia na sua empresa. Fale com a gente!

HE:labs - Especialista em inserir grandes empresas na nova era digital
Tecnologia para resultados. A solução digital da sua empresa pronta para testar desde a primeira semana, sem riscos.
HE:labs.com

Categorias:

Tendências 2017

    O que você está esperando?

    Vamos produzir algo espetacular juntos!

    Contrate
    X