Organizações Exponenciais: informações que você precisa conhecer!

Nos últimos meses temos falado bastante das Organizações Exponenciais em nossa comunicação aqui, na HE:labs. Isso porque somos pioneiros no mercado em oferecer um workshop para ajudar a alta direção das companhias a manter a competitividade dentro desse novo mercado digital.

As Organizações Exponenciais foram inspiradas nas novas empresas, como Uber, Waze, Airbnb, Netflix. São organizações da nova economia que têm uma estrutura interna diferente e uma relação externa com o mercado também diferente das empresas tradicionais.

Saiba mais sobre nosso workshop:

O que são as Organizações Exponenciais:

Primeiramente, elas são organizações digitais capazes de escalar, ou seja, crescer com facilidade sem que para isso precisem aumentar sua estrutura interna. Esse é o grande diferencial dessas empresas, elas crescem exponencialmente. E o que é crescer de forma exponencial?

Crescer exponencialmente significa gerar um resultado no mínimo 10 vezes maior do que os outros players do mercado. Quando falamos em resultado, podemos falar em número de clientes, filiais, franquias, porém normalmente o resultado mais esperado é o faturamento. Então, elas atingem o faturamento, normalmente, 10 vezes maior ou 10 vezes mais rápido do que seus pares no mercado.

Organizações Exponenciais e as Tecnologias Disruptivas

Organizações Exponenciais não usam necessariamente uma tecnologia disruptiva, mas elas são disruptivas por natureza. E essa característica permite que, por exemplo, um concorrente com menos experiência, porém com inovação e tecnologia de berço, surja e adquira uma parcela significativa do market share de grandes players, como ocorreu em mercados tradicionais, como os de hotelaria e transporte. Porém, o cenário pode ser ainda pior, como o caso da Netflix, que tirou do mercado a gigante Blockbuster.

Quando trazemos o disruptivo para esse contexto, os executivos precisam ter em mente que não estamos falando apenas da tecnologia, ela pode ser também disruptiva, mas aqui o que está sendo tratado é o fato de a cadeia de valor tradicional ser quebrada mediante a apresentação de uma nova proposta de valor.

5 dicas de Organizações Exponenciais

Nosso sócio Raphael Ozawa foi entrevistado pela Talita Lombardi, blogueira de negócios, para dar 5 dicas aos executivos sobre as Organizações Exponenciais. Assista ao vídeo:

Ameaça ou Oportunidade

Nesse universo ágil e tecnológico capaz de transformar propostas de valor estabelecidas há décadas temos um ator que se torna uma alvo fácil: as grandes corporações. O principal motivo? Elas se movem lentamente.

A organização exponencial, que é aquela que interrompe o mercado, cresce muito rapidamente. Cresce mais rápido do que o planejamento estratégico que as grandes corporações conseguem fazer.

Então, quem deveria se preocupar com o cenário em que vivemos hoje? A grande corporação! O negócio dela está ameaçado por empresas digitais.

Um negócio que é tradicional que é brick and mortar como o hotel, por exemplo, foi transformado em algo digital. Assim, como uma fábrica de cerveja pode se transformar em um negócio digital, uma empresa farmacêutica pode se transformar em um negócio digital. E isso pode acontecer, de repente, em um espaço de dois anos enquanto esse gigante olha em longo prazo com seu planejamento de alta previsibilidade e que também, de repente, falha.

Workshop de Organizações Exponenciais da HE:labs

O objetivo do workshop é viabilizar para as empresas a inovação e a entrada no mercado digital, evitando que um concorrente com menos experiência e mais inovação e tecnologia de berço surja e adquira uma parcela significativa do Market Share desses negócios, como acontece em mercados tradicionais, como hotelaria e transporte.

O programa, criado por nós em parceria com o professor José Finocchio, autor da metodologia Project Model Canvas, tem duas fases. A primeira consiste em dois dias presenciais com nosso time de especialistas em gestão e inovação em negócios digitais e com a alta direção do nosso cliente para um brainstorm completo, com o objetivo de gerar uma nova empresa ou produto exponencial.

No primeiro dia, são aplicadas dinâmicas para entender melhor a organização ou o produto em questão. “Nesse dia, fazemos dinâmicas para entender a empresa do nosso cliente, seu público-alvo, e desconstruí-la. Em seguida repassamos todos os 11 principais conceitos de Organizações Exponenciais e correlacionamos com a empresa em busca de oportunidades de criação de uma nova Organização Exponencial”, explica Raphael Ozawa.

Já o segundo dia é focado na síntese das ideias de ExO, com o confrontamento para testá-la frente a barreiras de vendas e implementação. “Obtendo uma ideia sólida, usamos a metodologia de Business Model Canvas para ter uma visão mais detalhada da empresa e também da implementação do modelo de negócio exponencial”, comenta Ozawa.

O programa é altamente focado na prática e obtenção de resultados concretos de forma rápida. Ao fim da primeira fase, um produto ou modelo de negócio exponencial já é obtido. Para a segunda fase, a partir das ideias apresentadas durante os dois dias de workshop, é criado um protótipo navegável para tangibilizar o produto para o cliente e demonstrar a real possibilidade de execução.

“Em até duas semanas, fazemos uma apresentação de um protótipo navegável da ideia ao cliente e o entregamos. Uma ideia é criada em apenas dois dias e se torna palpável em até duas semanas. Neste último dia, também aproveitamos para propor um orçamento de implementação da ExO usando o time HE:labs. Esse protótipo pode ser usado pelo cliente para validação do mercado e para vender a ideia dentro da própria corporação”, finaliza Raphael.

E-book de Organizações Exponenciais

Muito está sendo dito sobre as organizações exponenciais nos últimos tempos e existem poucas referências sobre o tema que sejam tanto de fácil acesso quanto de fácil elucidação. Desenvolvemos um e-book para oferecer ao mercado uma fonte rápida e segura para consulta sobre pontos importantes das Organizações Exponenciais.

Baixe seu material aqui.

Se você busca perpetuar a sua liderança no mercado por meio da disrupção digital, tornando-se uma Organização Exponencial, entre em contato com a gente!

Formaremos uma equipe com seus principais executivos, somados aos nossos gurus de gestão e inovação em negócios digitais, que, de maneira colaborativa, conceberão um novo modelo em 2 dias, que será testado na prática.

Saiba mais em nosso vídeo:

HE:labs - Especialista em inserir grandes empresas na nova era digital
Tecnologia para resultados. A solução digital da sua empresa pronta para testar desde a primeira semana, sem riscos.
HE:labs.com

Categorias:

Negócios Inovação Organizações Exponenciais

    O que você está esperando?

    Vamos produzir algo espetacular juntos!

    Contrate
    X