Os apps que revolucionaram o setor de transporte

Primeiro nasceram no Brasil os aplicativos para facilitar as viagens de taxi, como o 99 e o Easy. Aí vieram outros apps que quebraram a proposta de valor existente nesse setor, como o Uber que já foi abalado pelo seu concorrente, o Cabify. Logo, logo nascerá outro aplicativo de transporte que vai ameaçar o Cabify, que ameaçou o Uber, que ameaçou o 99, que, praticamente dilacerou com as cooperativas de táxi. E assim é a cadeia mercadológica de hoje, regida por recursos de inovação altamente digitais.

O mais recém-chegado comemorou um ano de vida nesta semana e promete mais! O aplicativo de transporte individual Cabify farejou e acertou. Encontrou no Brasil o melhor mercado na América do Sul e hoje já atua em oito cidades.

Segundo dados publicados pela empresa nesta semana de ‘aniversário’, o foco do investimento é na expansão gradual do serviço, busca de equilíbrio entre oferta de motoristas e demanda de clientes, sempre com cautela, sem almejar o crescimento rápido. Fundada em 2011, a Cabify já está presente na Espanha, México, Peru, Colômbia e Chile. Aqui no Brasil, a empresa cogita ampliar a gama de cidades e serviços oferecidos que incluem, em outras capitais, carros executivos e até viagens de helicóptero.

A nova forma de usar os serviços de transporte em uma cidade veio mudando desde que os revolucionários aplicativos surgiram e passaram a disponibilizar o serviço com taxas muito mais em conta para o usuário, além de facilidades no pagamento e na forma de solicitação.

alt

O medo era o primeiro inimigo dos aplicativos, pois muitas pessoas achavam que não era algo confiável e também após polêmicas e longas discussões para aprovação no legislativo dos municípios, alguns julgavam o uso do transporte ilegal e imoral.

Longe de todas essas controvérsias sabemos que por trás disso tudo está a revolução tecnológica que o setor de transportes vem passando e disso, ninguém pode discordar.

Hoje já existe até aplicativo para comparar os preços das corridas entre todos os outros aplicativos de transporte disponíveis, para que você possa escolher a melhor opção, ou seja, a mais barata. Óbvio! O iDriver chega, mas já para ser rival de outros, como o VAH, por exemplo.

Cidades inteligentes

Estamos na era da informação. Logo, podemos dizer que uma cidade inteligente é aquela em que as pessoas, os serviços e os recursos estão conectados para oferecerem as melhores condições para a qualidade de vida e o desenvolvimento de negócios. Neste patamar, o poder público e o setor privado devem trabalhar juntamente para a melhoria nos processos e ações, oferecendo todas as possibilidades para uma ampla gestão qualificada de um município saudável.

Este conceito conhecido como smart city vem sendo difundido desde o começo da década de 2000 e trata-se de um modelo de urbanização e gestão que emprega os recentes avanços da tecnologia para tornar as cidades mais eficientes e seguras.

A transformação e passagem evolutiva envolve o uso extensivo de sistemas digitais de comunicação e informação por parte das prefeituras e de seus órgãos administrativos.

Com a disseminação de dispositivos integrados por meio da Internet das Coisas, a administração pública pode coletar dados disponibilizados pelos cidadãos e usar essas informações para melhorar a oferta de serviços – e também aprimorar sua comunicação com a comunidade. Ótimo, não?

alt

No último dia dos namorados, 12 de junho, a Cabify de São Paulo, Santos e Campinas distribuiu brigadeiros de graça em comemoração ao primeiro ano da empresa no Brasil. A partir do meio dia, quem quisesse saborear os doces deveria selecionar a categoria “BrigaDay” na barra inferior do aplicativo e informar o endereço.

Cada usuário do app tinha direito a até dois brigadeiros em uma embalagem especial, e os motoristas que entregavam não transportaram passageiro no dia em questão. É ou não é uma estratégia de marketing excelente e...fofa? No mínimo, deu o que falar!

Benefícios

Dados indicam que os aplicativos não rivalizam com o transporte coletivo de massa por focar em públicos distintos, que ainda necessita de muita melhoria na maioria dos municípios. Um estudo realizado em Lisboa pelo Internacional Transport Forum (ITF), órgão da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, concluiu que o uso de veículos coletivos compartilhados por até 8 pessoas poderia acabar com engarrafamentos, reduzir os custos de transportes em 55%, além de diminuir o tempo de viagem dos moradores de zonas periféricas.

Essa tecnologia chegou para ficar na medida em que ajuda todos os profissionais envolvidos a tornar mais dinâmica e eficiente a movimentação de cargas por todo o País. A mobilidade oferecida pelos smartphones potencializa os negócios no setor. O futuro às cidades, e já faz tempo!

alt

O futuro já é realidade, e a tecnologia é usada por diversos serviços em outras atividades comerciais, conectando bilhões de usuários com smartphones ligados à internet.

Incorporar novas tecnologias digitais ao planejamento abre novos horizontes para a capacidade dos sistemas de transportes de serem mais inteligentes, proativos e personalizados sem grandes construções bilionárias.

Se você vê o futuro lá fora mas quer trazer para dentro da sua empresa, podemos aproximar a sua ideia e intenção da realidade. Pensar em novas formas de atender o consumidor da melhor forma, é também nossa meta. Queremos desenvolver a melhor ferramenta para o seu negócio. Pensamos em não apenas melhorar os serviços, como também a interação dos transportes com as atividades diárias de cada usuário.

Podemos usar as informações dos usuários de forma a servi-los de maneira mais eficiente e individual, transformando os transportes de meras ferramentas em interessantes facilitadores das atividades do dia a dia. Fale com a gente!

HE:labs - Especialista em inserir grandes empresas na nova era digital
Tecnologia para resultados. A solução digital da sua empresa pronta para testar desde a primeira semana, sem riscos.
HE:labs.com

Categorias:

Transporte Apps

    O que você está esperando?

    Vamos produzir algo espetacular juntos!

    Contrate
    X