Por que não vendemos projetos de software?

Na HE:labs, costumamos dizer que não vendemos projetos de software. E, para vocês entenderem tal afirmação, gostaríamos de explicar sobre a nossa visão de software.

Primeiramente, é necessário entender que um software é um investimento para vida toda. Enquanto houver software, haverá investimento. Um grande exemplo de investimento de software é o Facebook, que começou como uma simples rede social e atualmente, por meio dele, já é possível efetuar compras, ler notícias, assistir a vídeos, conversar com inteligências artificiais e uma infinidade de outras funções.

Essas funcionalidades disponíveis atualmente no Facebook eram inimagináveis quando ele surgiu. Por isso, podemos dizer que ele é o exemplo perfeito de que a ideia de definir um custo e um prazo para a execução de seu projeto não é eficaz.

A famosa crise de software

Qualquer projeto de software se resume basicamente a um projeto de pesquisa e desenvolvimento e é muito comum esses falharem em aspectos como atraso de entrega, orçamento, falta de qualidade, etc.

E isso não é uma novidade, tanto é que há o termo "crise de software" (software crisis), dado por Edsger Dijkstra nos anos 1960, que referencia exatamente situações como essas e que são ainda mais comuns nos dias de hoje. Isso porque atualmente são desenvolvidos muito mais projetos de software que nos anos 1960 e 1970 e com as mesmas técnicas ultrapassadas, que já não funcionavam bem 40 anos atrás.

Porém, por que isso ainda acontece?

Porque os softwares são vendidos como se fossem projetos físicos, mas não são. O software é digital, e não há como desenvolver algo no mundo digital, como acontece no físico.

Como falamos no post O jeito HE:labs de entregar valor aos seus clientes!, construir um software é totalmente diferente de construir um prédio, que há limite de terreno, de altura, etc. No mundo digital, não há limite, basta ter imaginação e criatividade, que seu projeto nunca parará de crescer.

Além do mais, enquanto no mundo físico é possível construir 10 prédios iguais para funcionalidades diferentes, no digital, não. Cada software é único, não há essa possibilidade.

E o que a HE:labs vende?

Vendemos serviços divididos entre:

Serviços de apoio à tomada de decisão:

  • Inception Ágil:
  • Design Sprint:
  • Workshop de Organizações Exponenciais:
  • Assessment Digital: Um trabalho de diagnóstico que produz um relatório da situação atual e um plano de ação estratégico de transformação digital.

Serviços de criação e evolução de produtos digitais:

  • Design e Desenvolvimento de Produtos Digitais: Montamos times de alto desempenho dedicados para conceber, planejar e criar produtos inovadores de impacto para o seu negócio.

  • Redesign de Apps e Sistemas: Fazemos uma proposta de redesign em um produto já existente com base nas melhores práticas de User Experience Design e User Interface Design, aliadas aos padrões de mercado e aos seus objetivos de negócio.

  • Resgate de Produto: Após análise inicial verificamos o que precisa ser realizado para: atualizar, corrigir ou aprimorar um produto existente, corrigindo bugs, inserindo novas features, melhorando o desempenho do sistema, otimizando e viabilizando seu uso.

  • Upgrade de Versão de Frameworks/APIs: Atualizamos a versão do framework de um produto existente e adaptamos às novas exigências.

Serviços de sustentação da Transformação digital:

  • Time sob demanda: Oferecemos todos os skills dos nossos times de alta performance condensados em uma forma flexível de contratação para projetos que não necessitam de um time completo e dedicado full-time.

Temos pessoas altamente capacitadas trabalhando em um ambiente que permite a máxima produtividade de forma sustentável e nossa metodologia valoriza a colaboração com o cliente e prioriza a entrega de software em funcionamento ao final de cada semana.

Por isso afirmamos que não vendemos software. Somos contratados para aplicar a nossa metodologia e conhecimento nos projetos de software de nossos clientes.

O cliente sempre tem um budget, então ele sabe quanto está disposto a gastar e o tempo que está disposto a esperar. A partir disso, tendo a ideia do que ele quer para seu projeto, alinhamos a sua ideia à nossa metodologia e então definimos qual a melhor estruturação de equipe, tudo a partir do budget e prazo que o cliente tem em mente.

Outro diferencial é que aqui na HE:labs, quando montamos times para nossos clientes, cobramos por pessoa alocada, independentemente do tamanho do projeto e/ou do cliente. E se o cliente sentir a necessidade de aumentar o time, ele pode aumentar a qualquer momento. Além ainda da equipe alocada trabalhar de forma exclusiva em apenas um projeto, e não com mais de um cliente de maneira simultânea, como é comum acontecer no mercado de software.

Diferentemente das empresas que trabalham com os métodos tradicionais, que fazem a entrega apenas após a conclusão do projeto, nós da HE:labs, desenvolvemos nossos projetos de maneira iterativa e incremental, de acordo com nossos processos. A cada iteração de uma semana, o cliente tem uma nova versão do software funcionando. Então, ele vai acompanhando e somando à nossa equipe semana a semana, além de toda semana ter algo pronto e funcionando.

Nosso interesse é entregar o melhor para o cliente, dado que o seu interesse em continuar a trabalhar conosco depende dos resultados das entregas de nosso time.

O que oferecemos aos nossos clientes

Não estipulamos preço ou prazo para uma lista de coisas a serem feitas em um projeto, mas nós trabalhamos para construir juntos a melhor solução em software para nosso cliente. Para isso, alocamos o tempo dos nossos profissionais e cobramos por isso.

Nós queremos que o software do cliente dê muito certo, que ele obtenha muito sucesso, assim, siga trabalhando e construindo conosco.

Como lidamos com os pedidos de orçamento

Embora ainda seja muito comum recebermos pedidos de orçamento a partir de uma lista de afazeres para um projeto, estamos trabalhando para fazer com que essas mesmas pessoas que enviam os pedidos entendam a diferença dos negócios digitais para os físicos e que saibam que não é tão simples assim estipular um preço de algo que não podemos estipular o quanto vai crescer ou mudar enquanto é desenvolvido, já que falamos em um mercado em constante transformação e sem limite.

Entendemos que esses pedidos de orçamento vêm muitas vezes de pessoas que estão se aventurando nesse mundo digital pela primeira vez, profissionais que estão lidando agora com tecnologia.

Essa mistura de novas experiências pode levar a decisões pouco otimizadas, quando tratamos de ambientes de extrema incerteza.

É necessário que o cliente tenha em mente que um negócio digital é um experimento arriscado e que é necessário validar uma série de premissas, que muitas coisas vão dar errado e que, embora pareça muito fácil atingir um resultado rápido nesse mercado, na verdade são exceções os casos dos softwares que foram do zero a milhões de usuários em poucos meses.

O segredo do sucesso está em manter o pé no chão e usar o trabalho iterativo a seu favor para manter seu negócio alinhado com os interesses dos seus usuários.

Nós, da HE:labs, trabalhamos para alcançar as melhores soluções e atender à demanda de nossos clientes, beneficiando seu projeto e valorizando seu investimento.

Entre em contato e saiba como melhor investir em seu projeto!

HE:labs - Especialista em inserir grandes empresas na nova era digital
Tecnologia para resultados. A solução digital da sua empresa pronta para testar desde a primeira semana, sem riscos.
HE:labs.com

Categorias:

Negócios HE:labs Desenvolvimento

    O que você está esperando?

    Vamos produzir algo espetacular juntos!

    Contrate
    X