Tecnologia e a indústria têxtil

A indústria têxtil é uma indústria global, que, mesmo ainda utilizando máquinas tradicionais e antigas, tem passado por avanços tecnológicos mais do que significativos. Se comparado então ao início da indústria, podemos afirmar que ele já é um setor altamente tecnológico.

Graças aos avanços da tecnologia, inteligência artificial, internet das coisas e ERP, há um mundo de oportunidades para esse segmento liderar a indústria 4.0 e atingir um controle automatizado sobre o processo de fabricação, desde design, coloração, tecido, até o acabamento e entrega.

Porém, uma jornada de transformação digital é um processo intenso, especialmente quando aplicado à industria têxtil, que é baseada em detalhes rigorosos, como gerenciamento de estoque, linhas de produção e monitoramento de equipamentos. Porém, se for feita da maneira correta, superará as expectativas dos clientes.

Assim como em muitos outras setores, os consumidores da indústria têxtil estão cada vez mais conectados e buscando cada vez mais por produtos de qualidade, maneiras práticas de adquiri-los, entre outros. Além do mais, desde a última revolução industrial, as possibilidades tecnológicas aumentaram significativamente, proporcionando muitas melhorias, como qualidade, precisão e velocidade de produção. Estamos falando desde fábricas inteligentes até vestidos feitos por meio de impressão 3D.

Avanços Tecnológicos em máquinas têxteis

Embora as máquinas originais e tradicionais e seus processos ainda sejam usados nesse setor, no geral eles evoluíram para versões mais bem avançadas que as originais.

Máquinas que eram trabalhadas de forma manual por pessoas qualificadas, atualmente são computadorizadas e programadas para produzir o material têxtil necessário, sem a necessidade de um trabalhador o tempo todo no comando. Apesar de isso ter afetado negativamente a taxa de emprego nessa indústria, os preços dos produtos diminuíram drasticamente devido à sua automação, que vai desde o design e coloração até a construção da fibra, gerando assim mais dinheiro para essa indústria.

A indústria Têxtil e a impressão 3D

O estúdio Comme Des Machines, fundado na Espanha em 2012, é totalmente dedicado à moda e tecnologia. Dedicando-se à impressão 3D para as indústrias criativas desde 2013, ele lançou o primeiro tecido criado por uma impressora 3D, uma contribuição mais que significativa à indústria têxtil.

Ainda secreto, o projeto intitulado como "Projeto Nora" visa à criação de tecidos flexíveis e finos como um tecido tradicional, porém em impressoras 3D. Segundo o CEO da Comme Des Machines, Aran Azkarate, o material utilizado vem de um setor completamente alheio ao mundo da moda e, assim como os demais tecidos, pode ser costurado, tingido e incorporado pela indústria.

Falando ainda em impressão de tecidos, podemos citar a impressão de tecidos por jateamento, que foi criada pela empresa Tamicare chamado Cosyflex. A primeira em impressão 3D capaz de criar variações de tecidos ilimitadas, com qualquer combinação de características, estampagem, padrões ou perfurações na mesma folha.

A Cosyflex chegou revolucionando essa indústria, dando margens para um mundo totalmente novo de inovação. É um território totalmente novo e, ao que tudo indica, com todas essas evoluções tecnológicas, em alguns anos o consumidor poderá imprimir suas próprias roupas em casa.

Nanotecnologia Têxtil

Algo que vem revolucionando o setor têxtil é o uso da nanotecnologia com o objetivo de melhorar e criar qualidade para as fibras, fios e tecidos e ainda criar novas características para eles.

Explicando de forma simples, a nanotecnologia ocorre por meio dos materiais em escala nano, alterando a propriedade do átomo e criando uma nova funcionalidade. Ela pode tornar os tecidos, além de confortáveis, revolucionários, com características antibactericida, antitabaco, antiumidade, com desodorizantes, repelentes de insetos, retardante de chamas ou até com minúsculas cápsulas de agentes hidratantes.

Outros tipos de tecidos também já foram desenvolvidos e muitos estão em desenvolvimento. É notável a importância da nanotecnologia para a indústria têxtil e como ela vem fazendo a diferença.

Tendências na Tecnotêxtil Brasil 2017

A Feira de Tecnologias para a Indústria Têxtil e Confecção, mais conhecida como Tecnotêxtil Brasil 2017, que ocorreu entre os dias 25 e 28 de abril, apresentou as inovações e lançamentos da cadeia produtiva têxtil, desde máquinas, insumos, embalagens, estamparia, serigrafia até tecelagem.

Entre os expositores presentes com as tendências do mercado podemos citar:

Sócio Tec, que é a única empresa do nosso País potencializada pela Mitsubishi Eletric, além de líder no setor de automação de jeans e similares. Ela comercializa máquinas automatizadas que modernizam a confecção, proporcionando o aumento de produção, redução de custos e padrão de qualidade nas peças produzidas.

Roland DG Brasil, que é uma unidade da empresa japonesa Roland DG Corporation, líder mundial em soluções industriais para impressão UV, modelagem 3D, sinalização, artes gráficas, envelopamento de veículos, fotografia e gravação. Este ano, na Tecnotextil, a empresa apresentou uma linha especial Texart, utilizando tecnologia de impressão digital por sublimação.

Vale lembrar que a indústria têxtil, mesmo sendo considerada por muitos uma das manufaturas mais antigas do planeta, nunca parou de inovar e de se reinventar. O segredo para cada empresa desse setor se estabelecer como líder digital é aceitar a informação como algo fundamental.

É importante ainda reforçar que a tecnologia vai muito além de impressão 3D, nanotecnologia e inteligência artificial. A tecnologia é tudo aquilo que integra processos e visa à resolução de problemas. No setor têxtil, podemos dizer que elas vão desde o desenvolvimento de sistemas inteligentes para aumentar a eficiência da produção e a qualidade do produto até nanotecnologias e tecnologias, que podem ser aplicadas no processamento de materiais inteligentes e produção de novos fios.

Cada vez mais, é esperado que o mercado global de produtos de vestuário cresça e, embora o foco da indústria têxtil tenha sido originalmente no produto final, a tecnologia hoje em dia faz parte desse setor, e não há como a deixá-la de fora.

Se você está buscando maneiras de aprimorar seu negócio e beneficiar a indústria têxtil por meio da tecnologia, entre em contato. Temos uma equipe de profissionais preparados e qualificados para agregar valor ao seu negócio.

HE:labs - Especialista em inserir grandes empresas na nova era digital
Tecnologia para resultados. A solução digital da sua empresa pronta para testar desde a primeira semana, sem riscos.
HE:labs.com

Categorias:

Inovação Indústria Têxtil

    O que você está esperando?

    Vamos produzir algo espetacular juntos!

    Contrate
    X