Tecnologia também desfila nas passarelas

Tem tecnologia até na moda? A resposta é sim!

A indústria da moda está passando por uma grande transformação por meio das novas técnicas de fabricação de roupas, sapatos e acessórios para que se tornem mais eficientes, rápidos e sustentáveis.

Algumas empresas estão investindo, e muito, em inovação, com o principal objetivo de concorrer com o uso da mão de obra barata dos países asiáticos, fabricando localmente.

Dessa forma, além de evitarem o desperdício de matérias-primas, conseguem estilizar os produtos em baixa escala.

Mesmo que a moda continue apresentando barreiras com esse novo jeito de produzir e se apegando ao modelo tradicional e antigo da manufatura de tecidos, mudanças estão vindo e chegando a todo território mundial. Na realidade, com as inovações tecnológicas, a reinvenção das roupas se tornou um grande atrativo para os estilistas e grandes produtores da indústria têxtil.

Conheça algumas tecnologias

A impressão 3D é uma das tecnologias que vêm ganhando corpo e possibilitando uma nova forma de fabricar tecidos. Quem diria que, além de casas impressas em 3D, o homem também esteja fabricando roupas dessa forma, não é mesmo?

Um dos casos mais conhecidos é o da empresa Tamicare, que foi pioneira ao lançar um processo - chamado Cosyflex -, diferenciado para a impressão do tecido feito de látex e algodão sobre o molde da peça de roupa. A empresa tem sede na Inglaterra e produz calcinhas descartáveis para hospitais, mas pretende, com o tempo, aprimorar sua tecnologia para fabricar todo tipo de roupas com tecidos de fibras naturais, artificiais ou sintéticas.

A empresa passou a última década desenvolvendo um sistema único para produzir, em alta escala, tecidos feitos de impressão 3D, utilizando pistola de pulverização. O novo sistema ajuda a eliminar o desperdício e utiliza materiais recicláveis ecológicos.

Para ajudar com nessa nova empreitada, a empresa trabalha em parceria com um empresário de nanotecnologia que investe em grafeno, tecidos inteligentes e dispositivos médicos. O trabalho inicial de impressão 3D com grafeno tem mostrado que se trata de um material altamente promissor para inúmeras aplicações, tanto na área de moda como médica. A adição de tintas de grafeno no processo de fabricação permite a criação de tecidos inteligentes e eletrônicos portáteis. Interessante, não é mesmo?

Outro grande exemplo de impressão em 3D é o da empresa Nike, que está usando esta tecnologia para ajudar a obter o desempenho perfeito para seu calçado ultramegaesportivo, o Nike Vapor Hypergilitu Cleat criado e pensado para jogadores de futebol americano.

alt

Luxo nas passarelas modernas

O famoso estilista Massimo Nicosia, da grife Pringle of Scotland, deu o pontapé inicial e já utilizou peças feitas a partir da impressão 3D em sua coleção Outono/Inverno 2014 em colaboração com o arquiteto e cientista de materiais Richard Beckett, para criar uma série de telas impressas em 3D usando sinterização seletiva a laser (SLS).

O movimento do tecido é algo essencial para quem desenha as peças. Para produzir este efeito igual ao do tecido tradicional, foi escolhida uma impressora 3D específica, que poderia criar as minúsculas peças de nylon necessárias para manter o material flexível integrado à roupa.

Esse movimento na indústria não só possibilita que os consumidores possam especificar as dimensões exatas dos produtos encomendados, mas também recebam uma peça personalizada, tendência atual do mercado.

Tecnologia também em calçados

Duas novas tecnologias recentemente lançadas estão entrando no mercado dos calçados e prometem competir com igualdade com os diversos mercados internacionais de calçados, principalmente o asiático.

O Euroshoe é um desses exemplos que permitem a produção de calçados sob encomenda de acordo com as necessidades de cada consumidor, nos mesmos moldes da produção em série. Já a digitalização 3D permite a produção de calçados sob medida, de acordo com as características físicas dos pés dos clientes.

Porém, o que é o EuroShoe? Um projeto desenvolvido pelo Institute of Industrial Technologies and Automation, em parceria com 30 instituições e empresas europeias, para criar um conceito de empresa capaz de produzir e entregar calçados sob encomenda para cada consumidor, mas com uma eficiência produtiva semelhante à utilizada atualmente na produção normal de calçados em série.

E como funciona?

No caso, o consumidor escolhe o sapato de sua preferência em uma vitrine virtual. Depois pisa em uma folha de papel. A marca da “pisada” é a responsável por projetar sobre o pé o formato do calçado desejado. Todas essas informações são enviadas a um computador, que informará à fábrica a nova demanda dos moldes solicitados. Uau...quer mais customização do que isso?

alt

Assim, o consumidor passa a ser um dos primeiros elos da cadeia produtiva de calçados, devido ao processo de fabricação que permite o calce individual (custom fit), em que a forma e os demais componentes do calçado estão ajustados de acordo com o pé da pessoa. A técnica de customização vai além da simples personalização estética, ou da seleção da forma. Ela permite o melhor calce (best matched fit).

E as novidades não param por aqui. Um pequeno grupo de pioneiros está aperfeiçoando os meios para reescrever o look completo dos tecidos. Os avanços modernos em tecnologia fotocromática apresentam novidades intrigantes pela maneira como nos vestimos e como nossas próprias roupas reagiriam ao nosso ambiente.

Cientistas da Universidade de Michigan já estão testando e desenvolvendo uma membrana de cristais minúsculos que reage à luz.

Quando a luz brilha sobre uma fina folha de óxido de índio e estanho, uma carga é criada e faz com que os cristais mudem sua formação, afetando a cor do tecido e sua aparência exterior. Militares dos EUA estão de olho na tecnologia e pensam em desenvolver camuflagem ativa.

Também tem a caneta que desenha em 3D. Já ouviu falar? A empresa produtora do material, com um estúdio de molde, em Hong Kong, desenvolveu um projeto que encontra o universo do 3D em tecido plano.

É ou não é um universo interessante este da tecnologia aliada à moda? Se quiser conhecer novas possibilidades para sua empresa, entre em contato com a gente.

HE:labs - Especialista em inserir grandes empresas na nova era digital
Tecnologia para resultados. A solução digital da sua empresa pronta para testar desde a primeira semana, sem riscos.
HE:labs.com

Categorias:

Inovação Indústria Moda

    O que você está esperando?

    Vamos produzir algo espetacular juntos!

    Contrate
    X