Time próprio ou time sob demanda?

Hoje em dia empresas de todos os portes, tamanhos e segmentos precisam utilizar soluções tecnológicas em vários momentos. Mais do que facilitar processos rotineiros e garantir a segurança dos dados organizacionais, a atuação da área de TI tem sido cada vez mais direcionada à estratégia e vem se tornando um diferencial competitivo no contexto digital.

Diante disso, quando assumem projetos de implantação ou modificações de processos relacionados à área, torna-se necessário saber se vão terceirizar a equipe de TI ou investir em uma equipe interna. Diante desse dilema, um dos aspectos que mais conta é o custo x investimento.

Equipe interna

Um dos aspectos que influenciam líderes a considerar aumentar o departamento de TI por meio da contratação direta em vez de contratar uma equipe terceirizada é o fato de assim, acreditar que contará integralmente com a dedicação dos funcionários.

Porém, em contrapartida, essa praticidade pode pesar no bolso da empresa, pois ela deve arcar com as despesas trabalhistas, investir nos treinamentos iniciais e disponibilizar toda a infraestrutura necessária para o aumento do time, como: estação de trabalho, máquinas, licenças de softwares...

alt

Se mesmo assim, ainda desejar aumentar sua equipe interna de TI, por conta do aumento das demandas, que serão cada vez mais constantes, diga-se de passagem, a empresa deverá ainda considerar alguns pontos importantes:

O primeiro diz respeito às diversas especialidades da área:

O marketing demandou um novo aplicativo que atenda iOS e Android? A área de inovação quer utilizar Realidade Virtual para viabilizar um novo produto? O SAC da sua empresa cogitou a possibilidade de ter um bot para auxiliar no atendimento aos consumidores? E o melhor, a Diretoria aprovou o budget para todos esses projetos?
É improvável (e financeiramente inviável) contratar profissionais que dominem todas essas tecnologias.

O segundo ponto aborda a Cultura Organizacional

Encontrar profissionais qualificados em tecnologia e com o perfil certo para a sua empresa, acredite, pode ser bem complicado. No cenário em que vivemos, os profissionais de TI, cada vez mais, são os que escolhem onde querem trabalhar e quanto querem ganhar. As grandes corporações tradicionais, apesar do nome, oferecem poucos benefícios que atraem os profissionais que estão na vanguarda, que na maior parte das vezes buscam por empresas de tecnologia que oferecem um ecossistema de aprendizado maior para suas carreiras, além de benefícios modernos como o trabalho remoto, ambientes inovadores, projetos de grandes desafios tecnológicos... o padrão salário + benefícios corporativos + plano de carreira não funciona muito bem como único atrativo para esse perfil profissional.

Além disso, lembre-se: a cultura organizacional da sua empresa deve valorizar e incentivar o aprendizado contínuo, pensando em início, meio e fim. Caso contrário, a equipe ficará tecnicamente defasada e talvez não haja apoio maior na elaboração de projetos inovadores que garantam a competitividade.

Contratar sob Demanda

Esta opção, hoje, vem sendo utilizada cada vez mais. Já é possível terceirizar a TI parcial ou integralmente, contando com a contratação de serviços de manutenção rotineiros, disponibilização de nuvem, segurança dos dados e até times inteiros para ajudar a realizar as demandas dos clientes internos da sua empresa. Vendo por esse lado, as empresas podem comprar soluções de acordo com as suas necessidades e no período desejado, o que revela um excelente custo-benefício!

Se a opção for a de terceirizar a TI, o contratante tem à sua disposição equipes muito bem qualificadas e atualizadas para lidar com os mais variados tipos de demanda, desde aplicações, equipamentos, a softwares e sistemas operacionais.

Os saltos qualitativos nos avanços tecnológicos obrigam as empresas a adaptarem os recursos técnicos atuais e a infraestrutura para olhar de outra forma para seus concorrentes, acompanhar o mercado e, às vezes, até antecipar demandas de consumo.

alt

Portanto, contratar uma equipe externa pode proporcionar resultados incríveis no produto final, além de gerar inovação para o negócio; redução dos custos fixos e operacionais; foco ao core business; atendimento eficaz da demanda e um suporte especializado, treinado e atualizado.

Ao terceirizar a equipe de TI, a empresa pode gastar menos com o desperdício de produtos e máquinas, além de ter um menor custo com rescisões de contrato, trocas de funcionários, substituição nas férias e faltas. O passivo trabalhista é reduzido drasticamente e existe uma previsibilidade muito maior dos custos mensais que são estabelecidos por meio dos contratos firmados com as contratadas.

Um ponto negativo sempre apontado pelos contratantes é que existe um certo receio em entregar os serviços de TI nas mãos de empresas terceirizadas, pois acredita-se que isso gere dificuldade no controle dos processos.

Porém, ao escolher uma empresa parceira de confiança e renome no mercado, todo o processo de contratação estará respaldado por contrato, e a empresa contratante poderá acompanhar de perto o serviço prestado e validar cada etapa. Isso garante a entrega, qualidade dos serviços prestados, além de fortalecimento da relação de confiança entre ambos.

alt

Nas grandes empresas, a equipe de TI tende a ser responsável por alinhar a tecnologia às reais necessidades do negócio, administrando sistemas integrados, ambientes complexos de rede, uma grande quantidade de dados, servidores corporativos de e-mail e assim por diante.

Além das opções sobre as quais falamos acima, existem empresas que mesclam os serviços de TI, alocando uma equipe interna para assuntos específicos e terceirizando as rotinas do dia a dia, ou vice-versa.

O rápido tempo de resposta é extremamente importante para que a TI não se torne um problema para a empresa. Assim, é necessário avaliar a necessidade de competências específicas, a fim de que a empresa contrate os profissionais mais adequados para seu time.

A escolha é sua

O importante é sempre lembrar que, para definir se contratar sob demanda é uma boa opção para seu negócio ou não, é necessário conhecer muito bem as necessidades da empresa, as atividades que mais caracterizam a rotina de trabalho e os resultados esperados. Após executada uma boa avaliação, fica mais fácil decidir qual o melhor caminho a ser seguido.

Então, depois de tudo que explicamos aqui, qual é a sua melhor opção? Terceirizar ou formar uma equipe interna?

Sabemos que a resposta vai depender muito do estágio em que seu negócio se encontra, analisar as vantagens e desvantagens e tomar a melhor decisão é o papel do empreendedor.

Vendo de um ângulo mais amplo, é claro que todos esperam que a escolha seja a decisão mais certa para sua empresa, por isso, antes de qualquer decisão, analise os prós e contras de cada contratação. Fazendo isso, seu potencial para sucesso do seu empreendimento é aumentado.

alt

Estamos aqui para lhe oferecer o melhor tipo de serviço. Procure falar com a gente antes de tomar sua decisão, conheça todos os tipos de soluções que oferecemos e também a nossa equipe, que, com certeza, está pronta para atender às suas demandas! Entre em contato aqui!

HE:labs - Especialista em inserir grandes empresas na nova era digital
Tecnologia para resultados. A solução digital da sua empresa pronta para testar desde a primeira semana, sem riscos.
HE:labs.com

Categorias:

Negócios

    O que você está esperando?

    Vamos produzir algo espetacular juntos!

    Contrate
    X