UI Design: aumente o engajamento do seu público com sua marca

UI Design ou User Interface Design, em português significa “design de interface do usuário”. Ou seja, aquilo que o usuário vê de um software e que possibilita sua interação com o produto, seja um dispositivo móvel, uma página na internet ou o display do rádio do seu carro.

Estamos falando de botões, menus, links, ferramentas que permitem a comunicação entre usuário e sistema para que o produto funcione de forma adequada.

Dessa forma, está bem clara a importância de considerar UI Design para todo projeto de software. A interface do sistema deve ser muito bem pensada, as necessidades do usuário devem ser antecipadas para que sua utilização flua de forma intuitiva e gere uma experiência amigável, onde não seja necessário um manual de uso, pois pela interface, está claro o que o usuário precisa fazer para que o produto funcione da forma esperada. Chamamos essa experiência amigável de user-friendly.

Continue lendo para aprender mais sobre ui design e ter dicas de como aproveitar suas técnicas para melhorar o engajamento com o seu público.

UI Design ou UX Design?

Apesar dos nomes serem parecidos, as abordagens que cada um desses métodos tomam é bem diferente. Enquanto o UX está preocupado com a experiência do usuário e com seus sentimentos em relação a determinado produto, o UI trata da maneira com a qual o usuário alcança essa experiência.

UI Design entende como a interação entre produto e usuário será realizada, o que vai muito além dos aspectos visuais do app ou software.

Esses termos se complementam e são indispensáveis para um design estruturado da maneira correta. Esses dois métodos interagem para alcançar um resultado em comum.

Ficou mais claro para você que o UX design trabalha com os sentimentos e as experiências dos usuários, enquanto UI design permite que esses sentimentos e experiências aconteçam?

UX designers projetam o caminho pelo qual o usuário irá navegar e os UI designers escolhem e posicionam os elementos que compõem esse caminho.

UI Design: dicas de sucesso

Se tratando de tecnologia e design, você sempre encontrará dicas na internet que prometem solucionar o que procura, não é mesmo? A nossa proposta é te mostrar alguns pontos importantes para considerar em seu projeto de desenvolvimento de software.

É claro que você precisa de uma equipe com conhecimentos atualizados sobre design, além de desenvolvedores experientes de acordo com as necessidades do seu projeto: será em rails ou em java? Está previsto mobile? iOS, Android ou Híbrido? Essa são outras questões relevantes já abordadas em outros posts do nosso blog.

O importante é que para desenvolver seu projeto a solução indicada é contratar uma equipe especializada. Obter sucesso vai muito além de obter a correta execução do sistema, e para entender todas essas variáveis, o amadorismo deve ser obrigatoriamente evitado.

Voltando para UI Design, conhecer as dicas abaixo é um bom caminho para você começar a entender padrões para a elaboração de interfaces inteligentes que entregam resultados em cima de soluções para problemas comuns dos usuários.

  • Permita interação com o sistema

Sua interface precisa ser clara e objetiva para permitir que as pessoas interajam com ela e de forma intuitiva descubram o que cada botão ou funcionalidade significam. A dúvida sobre a razão de algo na interface, deve ser evitada ao máximo. Botões, menus, links devem ter suas utilidades bem claras para o usuário, ou seja, ele deve conseguir intuir o que vai obter após interagir com esses itens.

  • Cuidado com excessos

Dissemos algumas vezes sobre ser claro, mas clareza em demasia pode aumentar a quantidade de elementos disponíveis na sua interface e o usuário pode precisar de muito tempo para acessar tudo o que está disponível ou então, pode decidir não acessar e como resultado sua interface pode não promover uma boa experiência. Por isso, o “seja claro”, vem sempre acompanhado do “seja objetivo”. Concisão é uma palavra chave nesse processo.

  • Responsividade

Em um projeto de UI Design, um site responsivo é aquele que sua interface se adapta automaticamente a qualquer tamanho de tela, desde desktops, passando por tablets e celulares.

Um sistema responsivo obtém respostas rápidas.

  • Rapidez É frustrante para o usuário esperar uma página carregar. Alguns usuários desistem de acessar determinados sites pela demora em poder ter acesso ao conteúdo. Por isso é tão importante trabalhar para obter uma uma interface que carrega facilmente. Um bom exemplo de solução é aquela típica barra que indica que o site está carregando quando você está logando ou sendo redirecionado para outra página.

  • Feedbacks para os usuários

Outro ponto importante para considerar em uma interface responsiva é se comunicar com o usuário em real time. Ele precisa saber o que está acontecendo enquanto espera uma resposta do sistema. Será que travou? Minha internet caiu? Ta demorando pra carregar? Essa perguntas devem ser antecipadas no projeto de UI Design para que quando elas surjam, o impacto seja minimizado.

  • Atratividade

Além de clara e objetiva, a interface também deve ser atrativa, proporcionando uma experiência ao mesmo tempo eficiente e agradável ao usuário.

Quando um sistema é simples de ser operacionalizado, ele tem melhores chances para aumentar o engajamento com seu público. Lembre-se sempre de manter o foco nos objetivos do projeto para você não perder essa visão pelo caminho.

Nesse texto você aprendeu que o UI design é a interação entre o usuário e a interface, enquanto o UX design trata como essas interações trabalham a experiência do usuário e suas emoções com relação ao sistema.

Você já tem uma ideia ou está no início de um projeto e quer tirar algumas dúvidas com especialistas na área de desenvolvimento web? Entre em contato com a gente!

HE:labs - Especialista em inserir grandes empresas na nova era digital
Tecnologia para resultados. A solução digital da sua empresa pronta para testar desde a primeira semana, sem riscos.
HE:labs.com

Categorias:

Design

    O que você está esperando?

    Vamos produzir algo espetacular juntos!

    Contrate
    X