Usar ou não a internet para fins pessoais no ambiente de trabalho?

Com a revolução tecnológica que estamos vivendo, a barreira entre a vida pessoal e a vida profissional está diminuindo, e sabemos que as redes sociais são parte desse movimento de queda de paradigmas!

Sabemos o quanto é importante zelar pela imagem pessoal projetada nas redes sociais. Além disso, é sempre bom ter cautela no uso da internet no ambiente de trabalho. É sobre este tema que vamos discorrer neste artigo.

alt

Dicas para o bom uso da internet

  • Não use mais banda de internet do que você tem direito. Algumas empresas controlam a quantidade de banda disponível para cada usuário, mas são exceção. Se você quer ouvir rádio ou assistir a vídeos em streaming, seja cuidadoso. Verifique se não está deixando todos os demais computadores lentos.

  • E-mail corporativo é para uso estritamente comercial. Sempre repense em tratar seus assuntos pessoais nessas mensagens. Temas delicados, como fofocas de trabalho ou reclamações, podem colocar seu emprego em risco.

  • Evite acessar páginas cujos temas não estão vinculados à sua função.

  • Cuidado ao abrir links suspeitos, eles podem colocar o sistema da empresa em risco.

  • Diálogo é sempre a melhor opção para a resolução de problemas. Pesquisas mostram que as empresas brasileiras estão entre as que mais controlam o uso dos meios digitais, portanto, o bom senso deve ser lembrado!

  • Evite falar mal da concorrência nos e-mails corporativos, isso é importantíssimo!

alt

  • As mensagens instantâneas são muito usadas hoje, para agilizar a resolução de problemas internos. É importante também fazer o uso ponderado desses sistemas, evitando chamar a atenção das pessoas quando elas estiverem no modo ocupado, por exemplo.

Segundo a lei, é do empregador a responsabilidade dos atos cometidos no ambiente corporativo. Desse modo, caso sejam observados downloads piratas, bem como outros tipos de contravenções, o responsável legal pelo incidente será o empresário. Além disso, o “vazamento” de informações confidenciais por meio de e-mails ou outras ferramentas é cada vez mais comum e merece um cuidado dobrado.

Monitoramento da rede

O uso da internet é um caso polêmico, e a grande questão é permitir, ou não, o livre acesso a determinados sites? A dúvida surge pelo tempo demasiado que alguns funcionários passam navegando no horário de serviço, muitas vezes em redes sociais.

Um mecanismo que vem sendo usado para coibir o uso indevido da internet é o monitoramento da rede. Muitas empresas já contam com um departamento de Segurança da Informação, que acompanha todas as atividades que os funcionários executam na internet. Desse modo, mesmo cientes de sua liberdade, é importante saber que o uso indevido gerará danos para o funcionário. Quando esses casos acontecem, cabe ao gestor o bom senso de proceder de maneira a evitar que a má conduta se repita.

Na maioria dos manuais de procedimento de TI, como são chamadas as regras de cada empresa para acesso à internet, as proibições são parecidas em empresas. O usuário não deve realizar download de jogos, aplicativos, vídeos e imagens. Não pode acessar sites ou realizar download de produtos pirateados capazes de danificar o sistema da empresa e deve evitar sites que ponham em risco a intranet da firma, expondo informações sigilosas.

Por sua vez, sabemos que a forma de comunicação mudou, e as empresas têm de se modernizar para utilizar este novo veículo de divulgação da maneira mais eficiente possível. A internet oferece informações para a tomada de decisão imprescindíveis em determinadas situações. Importante é pesar todos esses aspectos e saber dosar internamente as ações.

alt

Ainda perante a lei, se a empresa optar por permitir que seus colaboradores utilizem a internet para fins pessoais e sem relação com o trabalho, ela não tem o direito de fiscalizar conteúdos de e-mail ou de outras mensagens pessoais. Nesse caso, a privacidade do colaborador deve ser respeitada.

A internet é uma realidade que está aí, afetando a vida de milhões de pessoas todos os dias, mudando hábitos e alterando a forma como vivemos e trabalhamos. Todo esse processo é muito mais do que uma mera revolução tecnológica, é uma verdadeira revolução de costumes.

O que a lei diz

Houve o caso, no Distrito Federal, de uma funcionária que tentou reverter demissão por justa causa, alegando violação de sigilo de correspondência, pois a empresa em que trabalhava utilizou mensagens do e-mail corporativo para provar que ela estava maltratando clientes. Porém, seu pedido foi negado pelo TRT, que entendeu que o e-mail corporativo é uma ferramenta de trabalho e, portanto, não se enquadra nas hipóteses previstas nos incisos X e XII do artigo 5º da Constituição Federal (que tratam, respectivamente, da inviolabilidade da intimidade e do sigilo de correspondência).

alt

Algumas empresas adotam um novo modelo de trabalho do tipo conceito americano “bring your own device” (traga o seu próprio equipamento), e o cuidado deve ser maior para não expor dados corporativos confidenciais. As orientações são usar um HD externo para salvar arquivos importantes e fazer backups em locais seguros para proteger informações sigilosas.

Pelo que é possível notar, o desafio é grande para o empregado, para a empresa e também para a área de Direito do Trabalho e Justiça Especializada. Todos estão se ajustando para enfrentar os desafios da revolução digital.

O dever de casa é observar de forma detalhada o tamanho das mudanças e capacitar os colaboradores, tanto de forma preventiva como educativa, para utilizarem de forma correta, ética e produtiva as novas tecnologias de forma a mitigar os conflitos trabalhistas.

Aqui na HE:labs, nós trabalhamos de forma remota, oferecemos uma ótima máquina para nossos colaboradores, que também podem optar por trabalhar com sua máquina pessoal. Nós adotamos um modelo totalmente pautado na confiança.

Dentro de todos os cenários, é prudente testar qual solução se encaixa na sua empresa. Se quiser conhecer estratégias tecnológicas que ajudem seu modelo de negócio a iniciar transformações, nós temos as soluções. Entre em contato com a gente!

HE:labs - Especialista em inserir grandes empresas na nova era digital
Tecnologia para resultados. A solução digital da sua empresa pronta para testar desde a primeira semana, sem riscos.
HE:labs.com

Categorias:

Comportamento

    O que você está esperando?

    Vamos produzir algo espetacular juntos!

    Contrate
    X