Use Inteligência Artificial para otimizar os resultados da sua empresa

A inteligência artificial está cada vez mais presente no nosso dia a dia com o objetivo de tornar nossa vida mais fácil, economizando nosso tempo e contribuindo para nossa produtividade. Ela já está em nossos telefones, nossos carros, em nossas casas e ganhando cada vez mais espaço em nossas empresas. Já não é mais algo considerado ficção científica; não se trata apenas de tecnologia militar, robôs industriais, ou auto-condução.

A inteligência artificial baseia-se na capacidade de um software ser capaz de realizar tarefas e serviços no lugar de seres humanos. Essas tarefas ou serviços são baseados na experiência do usuário, no reconhecimento de sua localização e na capacidade de acessar informações como condições meteorológicas ou de tráfego, notícias, preços das ações, horários dos usuários, entre outros.

A inteligência Artificial está mudando a maneira de se fazer negócios. Inúmeras aplicações de AI já são utilizadas em diversos segmentos do mercado, como indústria, varejo e saúde, em áreas que vão desde o jurídico, contabilidade até o ambulatório e o chão de fábrica.

A cada dia que passa, mais e mais startups também estão se utilizando desses recursos para economizar tempo e aumentar a produtividade em suas empresas.

O ponto importante é que a Inteligência Artificial otimiza processos, que antes poderiam levar dias e semanas, para apenas alguns segundos.

Que empresa não gostaria de reduzir custos e, por exemplo, concentrar a energia de seus funcionários em tarefas mais desafiadoras, criativas e que tragam maiores retornos ao negócio?

A tecnologia agora pode fornecer assistência virtual, gerar insights e analisar dados não estruturados, permitindo assim que os empresários se concentrem no crescimento de seus negócios.

Com tantas vantagens para a Inteligência Artificial, alguns especialistas prevêem que cerca de 62% das organizações estarão utilizando seus recursos, de alguma forma, já em 2018.

Empresas que já utilizam a inteligência artificial

Podemos citar como exemplos de Inteligência Artificial o Siri, da Apple e o Google Now, do Google que reconhecem comandos por voz e dão resultados precisos, ou quase, aos seus usuários.

A introdução do Siri foi um avanço, pois marcou o início de algo surpreendente, um assistente pessoal inteligente. Apoiado por dados pessoais, ele faz toda a comunicação exclusiva para você. Ele permite que você se conecte rapidamente com suas informações, lhe dá acesso ao crescente conteúdo da Internet via rede e antecipa suas preferências futuras com base em seu comportamento, além ainda de ser constantemente aprimorado.

A Inteligência Artificial é facilmente escalável, integra-se perfeitamente com a infra-estrutura tecnológica existente e já provou ser uma maneira intuitiva de capturar percepções valiosas de clientes, incluindo tendências, comentários sociais e interação com clientes ao vivo.

Muitas empresas já estão trabalhando duro para acompanhar toda essa evolução tecnológica utilizando inclusive, uma forma "simples" de Inteligência Artificial, com os chamados "chatbots".

No início de 2016, o Facebook disponibilizou ferramentas para as empresas que tivessem interesse em criar "chatbots" no Messenger, permitindo assim que qualquer usuário com uma conta no Facebook fosse capaz de fazer uma compra diretamente da sua rede social. E embora esses "chatbots" ainda apresentem limitações, é inegável que eles já beneficiam o mercado tecnológico e representem um enorme avanço, inclusive sobre os aplicativos tradicionais.

Nós da HE:labs buscamos constantemente acompanhar qualquer tipo de avanço tecnológico e inclusive já utilizamos a Inteligência Artificial para otimizar nossos resultados, poupar tempo dos funcionários e aumentar assim a nossa produtividade. Nós temos o Rubens, nosso próprio "chatbot", ele auxilia e facilita a busca por informações em nosso Guides, respondendo de forma rápida e gentil através do Slack, o chat utilizado por nós.

O Rubens também é capaz de efetuar ligações telefônicas pelo Atende Simples, que aliás é um dos nossos clientes mais antigos. Essa funcionalidade permite que qualquer um da empresa efetue ligações para qualquer pessoa fora dela. Para nós, que somos um time 100% remoto, essa é uma ótima ferramenta!

Os benefícios da inteligência artificial

Muitas empresas acreditam que a Inteligência Artificial esteja fora de alcance, pois requer muito esforço e energia em processos de base, mas precisamos mudar essa interpretação errônea da relação custo x benefício.

Observamos que empresas com cultura inovadora já investem em inteligência artificial continuamente e obtém ótimos resultados na melhoria de seus processos. Outras empresas menos arrojadas caminham para alcançar os benefícios da AI em um futuro próximo, mas existe muito tabu em torno desse assunto nas empresas mais tradicionais, e para isso adquirir conhecimento é o melhor caminho.

A inteligência artificial vem sendo implantada para ajudar a reduzir gastos operacionais, oferecer benefícios em eficiência e aprimorar experiência com clientes e usuários, mas entre os diversos benefícios podemos destacar alguns:

  • Aumentar a produtividade;
  • Economizar tempo da equipe; 
  • Minimizar erros;
  • Acessar informações relevantes de maneira eficaz;
  • Executar tarefas consideradas perigosas ou repetitivas.

A BCC Research por meio de um estudo de consultoria mostrou que esse "mercado" de "máquinas inteligentes", onde incluem softwares, sistemas, robôs, assistentes digitais e neurocomputadores, alcançou US$ 5,3 bilhões no ano de 2013 e em 2019 deve chegar a US$ 15,2 bilhões representando um crescimento anual médio próximo a 20%. Segundo o estudo, as "máquinas" são definidas pela capacidade de aprenderem e se adaptarem de acordo com as mudanças que podem ocorrer em tempo real, pela capacidade de comunicação com as outras máquinas e também de operar sem a supervisão de seres humanos.

A inteligência artificial e o futuro

A verdade é que, a inteligência artificial está aí e não há como ignorá-la, mesmo muitos ainda acreditando que ela seja uma ameaça, é com ela que provavelmente alcançaremos aquela praticidade e comodidade que buscamos constantemente em nossa vida cotidiana.

Embora nos últimos 100 anos tenhamos visto impressionantes transformações tecnológicas, do que já foram vistas em toda história humana, os próximos 100 anos prometem abrir caminho para um salto de gerações, surpreendente.

É difícil dizer detalhadamente como a tecnologia continuará a se desenvolver ao longo dos anos, mas a maioria dos especialistas ja vêm tarefas comuns se tornando cada vez mais fáceis e corriqueiras para computadores processarem, do que para humanos realizarem. Essas percepções nos apontam, que a Inteligência Artificial se tornará extremamente útil e indispensável no dia a dia da humanidade.

Se você já reconhece o valor da Inteligência Artificial e quer por meio dela beneficiar sua empresa, aumentar a produtividade da sua equipe, agilizar processos que demandam muito tempo e esforço, e precisa de uma empresa com experiência para iniciar um projeto de AI, podemos te ajudar! Trabalhamos para fazer com que as pessoas tenham uma vida mais simples por meio do uso de tecnologia! Entre em contato com a gente! 

HE:labs - Especialista em inserir grandes empresas na nova era digital
Tecnologia para resultados. A solução digital da sua empresa pronta para testar desde a primeira semana, sem riscos.
HE:labs.com

Categorias:

Inovação Tendências 2017

    O que você está esperando?

    Vamos produzir algo espetacular juntos!

    Contrate
    X